terça-feira, 23 de setembro de 2008

Alimentação Natural

Hoje, a Patrícia e a Aline fizeram carinho na Ninna e perceberam que a pelagem dela é muito sedosa, macia, brilhante!

Isso tudo é resultado de bons tratos e alimentação muito saudável.

Como estou sempre recebendo e-mails de pessoas me perguntando sobre a dieta que sirvo aos meus frenchies, resolvi postar aqui o cardápio semanal deles:




Sendo que:

Carnes com ossos = asa, cabeça, dorso, pescoço de frango ou qualquer parte de outro animal que seja predominantemente óssea e mastigável. Tudo servido CRU. Aliás, ossos cozidos são perigosos, podem perfurar as vísceras (esôfago, estômago, intestino) dos cães.

Carne = qualquer carne, de qualquer animal é fonte de proteína de altíssima biodisponibilidade. Isso inclui língua e coração suínos, que tem preços muito acessíveis. Tudo servido CRU.

Miúdos = estômago, pulmão, cérebro, rúmem, rins, moela e qualquer outra víscera de qualquer animal, que não seja o fígado. O fígado é tão importante que tem um dia "especial" da semana dedicado a ele! Tudo servido CRU.

Purê = frutas e/ou vegetais batidos no liquidificador com um pouco de água. Como os cães não possuem o rúmem dos herbívoros, que digere a celulose dos vegetais, liquidificá-los faz com que seus nutrientes sejam melhor aproveitados. É importante revezar os vegetais. 50g de purê equivalem a, aproximadamente, 1 colher (sopa) cheia de vegetais/frutas liquidificados.

Óleo = óleo de côco, azeite, manteiga. 

Iogurte = iogurte natural, por favor! Nada de iogurte de morango, iogurte com mel...etc. O açúcar na dieta diária dos cães não é saudável. Aqui em casa, como são muitos cães, compro 1 litro de leite pasteurizado + 1 copo de iogurte natural e faço 1 litro de iogurte com a receita da vovó. 



Não sirvo nenhuma carne fresca, recém comprada. Congelo todas por, pelo menos, 03 (três) dias antes de oferecer aos meus frenchies. O congelamento é uma medida eficaz de eliminação de contaminação por protozoários.

Ofereço os ovos cozidos. A clara crua contém uma substância chamada "avidina" que diminui a absorção de uma das vitaminas do complexo B, chamada biotina. Eventualmente, sirvo a gema crua. Meus frenchies amam!
Antes de oferecer o peixe dou uma leve ferventada nos mesmos. Eles contém um princípio antinutricional se ingeridos crus. Compro sardinha ou cavalinha congeladas e sirvo inteiras, com cabeça e tudo! Inteiros, pesam, aproximadamente, 100g. Sardinha ou atum enlatados também servem, mas são mais caros. O pêlo de seu frenchie dirá merci beaucoup!

Sempre vario os vegetais em função da cor! Cores diferentes, nutrientes diferentes. Uso muita beterraba, cenoura, couve, brócolis, abóbora, abobrinha, chuchu, pimentão e frutas diversas. Quem não quiser liquidificar, também pode oferecer os legumes cozidos, preferencialmente, no vapor.

Para começar é preciso uma balança, alguns sacos plásticos para armazenar as carnes no freezer e o desejo de ver seu cãozinho mais feliz e saudável! Fácil assim. ♥



Leia!
>> Publicação de 29/06/2011: Alimentação Natural dos Frenchies, cardápio atualizado