sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Não vá lamber sabão!

Ontem à noite, a mamãe de um de nossos frenchies me ligou preocupada porque seu frenchiezinho estava quieto, não queria comer e sentia dor quando era carregado no colo.
Indiquei a clínica veterinária 24h que confio e, mais tarde, ela me ligou dizendo que a vet que o atendeu diagnosticou o quadro como intoxicação. Que ele estava sentindo "dor de estômago".

Foi então que ela lembrou que havia dado banho nele e que, obviamente, como TODOS os frenchies, ele lambeu todas as espumas que conseguiu.

Isso não é raro de acontecer!
Essa semana, aqui em casa mesmo, deixei cair um pedaço de sabão de côco molenga no chão e BLUPT, a Sally botou aquilo na boca. Como ela viu que eu abriria a boca dela a força para tirar o "petisco", BLUPT de novo, engoliu tudo e eu fiquei desesperada.
Felizmente, o estômago da Sally é de avestruz, ela não teve nada.

Mas, todo cuidado é pouco.
Como a sensibilidade de cada cãozinho é individual, melhor ser extra-vigilante no assunto para evitar sustos, como a mamãe que me ligou ontem passou.

Eu faço uma coisa com meus frenchies que é ótima: depois que dou banho neles, jogo água diluída com vinagre (não é vinagre puro!) no pêlo. O vinagre neutraliza qualquer resquício de shampoo que ficou no pêlo, isso é ótimo para o pêlo e protege aqueles frenchies que gostam de se lamber quando estão molhados.

Detalhe: aqui em casa os banhos são na água fria da mangueira, em dia de calor. Geralmente, no fim de tudo, acaba virando banho de mangueira entre os meninos e a cachorrada!