quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Vacina V10, o Engodo - Vacinação, Parte V

Já aconteceu de um filhote ter saído da minha casa, com 3 doses da vacina V8, da Pfizer e o veterinário da outra cidade pedir que toda a vacinação fosse refeita, porque, SEGUNDO ELE, "vacina boa, SÓ A V10"!

Para quem não está habituado a estes termos, explico: a V8 e a V10 são as vacinas conhecidas como polivalente/múltipla/combinada e AMBAS imunizam contra 07 (sete) doenças,
- Cinomose
- Hepatite infecciosa
- Parainfluenza
- Adenovirose
- Coronavirose
- Parvovirose
- Leptospirose

Mas, como jogada de marketing, a multinacional fabricante da V10 diz que protege contra mais 2 (duas) doenças. MENTIRA!

A verdade é a seguinte: existem "tipos" diferentes da bactéria que provoca a leptospirose (leptospira).
Podemos até fazer uma analogia com as raças caninas - diferentes raças, dentro da espécie canis familiaris; diferentes cepas, dentro da espécie leptospira.

A vacina V8 imuniza contra 2 cepas de leptospira: Leptospira canicola e Leptospira icterohaemorrhagiae.
A vacina V10 imuniza contra 4 cepas de leptospira: Leptospira canicola, Leptospira grippotyphosa, Leptospira icterohaemorrhagiae e Leptospira pomona.

Onde está o engodo?
1) Muito dificilmente um cão contrairá leptospirose residindo em zona urbana. A lepto é doença de zona rural, transmitida pela urina de ratos, em paióis de cereais.
2) A imunização contra leptospirose dura APENAS 6 meses. Seu veterinário já lhe disse que quando seu cão é vacinado pela espetacular V10, ele passa 6 meses "desprotegido" de 04 (quatro) "doenças"! (na verdade, não são 4 doenças, é 1 doença só)

Agora, por favor, pessoal, não inventem de fazer a vacinação combinada a cada 6 meses. Não há a menor necessidade!

Caso você resida em zona rural, há uma vacina específica para leptospirose, que deve ser refeita a cada 6 meses - segundo a fabricante.
Mas, vale a pena ponderar o tipo de atividade local.