terça-feira, 24 de março de 2009

Cipermetrina na prevenção de leishmaniose canina

A cipermetrina é um piretróide inseticida (mata mosquitos, carrapatos, pulgas, etc) e somente na formulação pour-on (oleosa) pode ser aplicada em cães (não em gatos) nas quantidades abaixo sugeridas.

Aplicar no PELO (evitar o contato direto com a pele).

É encontrada nos seguintes produtos: Cipermetrin, Cyperpour-on, Controller CTO, Ectosules, que são vendidos por litro (cerca de R$ 10 a R$ 13) e somente são encontrados em casas de produtos agropecuários (não são vendidos em pet shops). Aplica-se espalhando o volume sugerido na ponta das orelhas, cabeça e linha dorsal do animal (ou 2 gotas por quilo, se animal de pelo longo e 1 gota por quilo, se cão de pelo curto).

Para cães que tomam banhos semanais, a aplicação deve ser repetida, no animal seco, a cada 7 dias. Para os que são banhados, infrequentemente, a aplicação pode ser mensal.
Não aplicar no animal ao sol.

Em caso de intoxicação, simplesmente lavar o animal com sabão e mantê-lo à sombra.
O produto também deve ser aplicado nos canis (paredes e telas) e nos portais de janelas e portas das residências e apartamentos.
POR SER INSETICIDA, MANTER FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS.

Observação: Frontline, Advantage Max3, Pulvex e produtos semelhantes - contra ectoparasitas - são inseticidas que devem ser manipulados com cuidado e mantidos fora do alcance de crianças.






Fonte: Prof. André Luis Soares da Fonseca, M.Sc.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Campo Grande/MS/Brazil

e-mail: afonseca@nin.ufms.br