quinta-feira, 28 de maio de 2009

Colapso de Traquéia em Frenchies

O colapso de traqueia é um problema pouco comum em frenchies, mas muito comum em yorkshires.


A traqueia é uma parte do sistema respiratório que se localiza no pescoço, formada por vários anéis de cartilagem. (É possível observar a presença destes anéis na figura acima)
Os anéis são distribuídos uns sobre os outros e estão ligados por tecido muscular fibroso.


O colapso de traqueia é a obstrução da traqueia, causada por flacidez e achatamento dos anéis cartilaginosos. A causa é desconhecida, pode ser genética ou adquirida, porém, fatores como obesidade, bronquite crônica, utilização continuada de enforcadores e degeneração da cartilagem podem predispor o cãozinho à doença.

Os sintomas clássicos da traqueia colapsada são:
- tosse persistente
- respiração ofegante
- dificuldade de respirar (óbvio, a passagem de ar está obstruída, como o au-au vai respirar?)
- cansaço extremo após prática de atividade física (se conseguir)


Frenchies com colapso de traqueia com verdadeiros "vasos de cristal".
Braquicefálicos, naturalmente, já possuem dificuldades respiratórias e não devem ser expostos a atividades físicas, ambientes abafados e calor. Um cão com uma traqueia frágil, que pode colabar (fechar) a qualquer momento, é um grande motivo de estresse.

Jamais, em tempo algum, por qualquer razão, deve-se utilizar um braquicefálico com qualquer tipo de problema respiratório em programas de reprodução.

O tratamento clínico que recomendam é a utilização de sulfato de condroitína, para fortalecer os anéis cartilaginosos. Mas, honestamente, o prognóstico não é bom e a condroitina tem eficácia duvidosa. Eu seria radical e optaria pelo tratamento cirúrgico, mesmo que experimental.


Veja o que é um colapso de traqueia neste vídeo: