quinta-feira, 14 de maio de 2009

Série DFA: Ração Eukanuba Puppy Small Breed



TRADUÇÃO

Classificação: 1 estrela
Data da última revisão: 20/novembro/2005
Recomendado por: não recomendado




Prós - O 1º ingrediente citado é carne
Contras - Utiliza subprodutos, grão de baixa qualidade e outros componentes controversos.



O primeiro ingrediente desta ração é carne de frango. Mas, o frango está hidratado e uma vez que se remove a água, seu peso seco é de aproximadamente 20% da quantidade indicada pelo fabricante. Assim, é improvável que seja este o principal constituinte deste alimento, devendo ser colocado mais abaixo na lista de ingredientes.

O segundo ingrediente é constituído de subprodutos do frango. Foi impossível (grifo meu) determinar a qualidade dos subprodutos, e estes produtos são normalmente de baixa qualidade, devendo ser rejeitados para utilização na cadeia alimentar humana, ou então são as peças que tem tão pouco valor que eles não deveriam ser utilizados em outras instalações, inclusive a indústria alimentar animal. Recomendamos evitar qualquer pet food usando tais ingredientes. A definição de subproduto de frango, segundo a AAFCO, é "uma refeição moída, constituída partes limpas da carcaça de frangos abatidos, como pescoços, patas, ovos e intestinos subdesenvolvidas, mas não as penas, exceto em quantidades que não comprometam a qualidade final do produto, para que possa ocorrer em práticas adequadas".

O principal cereal na ração é milho. O milho é de difícil digestão para cães, está associado a alergias alimentares e infecções por fungos.

A inclusão de um segundo produto à base de carne (farinha de peixe, 4º ingrediente na lista) é apreciado. No entanto, o fabricante não parece pretender utilizar fontes livres de etoxiquina (etoxiquina é um conservante químico comumente adicionado à farinha de peixe, e que é proibida a partir de utilização na alimentação humana, pois acredita-se ser cancerígeno).

Polpa de beterraba é outro ingrediente controverso - é um subproduto, sendo o resíduo seco da beterraba, depois que esta foi utilizada no processo de produção do açúcar. É um ingrediente controverso em alimentos para cães, dito ser uma boa fonte de fibras por alguns fabricantes e, por outros, é utilizado como um ingrediente para abrandar o ranço de gorduras animais - entretanto pode causar stress renal e hepático nos animais. Notamos que polpa de beterraba é um ingrediente que comumente causa problemas para os cães, incluindo alergias e infecções otológicas, e prefere-se não utilizá-la em alimentos para cães. Há outros alimentos que são fontes de fibras e são menos controversos. Nós preferimos a utilização dos ovos inteiros ao invés do subproduto dos ovos.


* * * *

Produto disponível no mercado brasileiro

* * * *