sexta-feira, 8 de maio de 2009

Série DFA: Ração Royal Canin Mini Indoor Adult


TRADUÇÃO

Classificação: 2 estrelas
Data da última revisão: 02/jan/2008
Recomendado por: não recomendado

Prós - O 1º ingrediente do produto é carne.
Contras - Conteúdo inadequado de carne, grãos de baixa qualidade, composição controversa.

O primeiro ingrediente desta ração é um produto à base de carne, mas 80% de seu peso é a base de água. Uma vez desidratada, restam apenas 20% de carne. Os ingredientes são listados em ordem de peso, e o produto desidratado deveria ser listado e não o hidratado. É altamente improvável que a carne, nesta ração, faça qualquer contribuição significativa para o conteúdo global dos alimentos. A carne citada como primeiro ingrediente, na verdade é uma farinha de carne, oitavo ingrediente na lista. Isto é demasiado baixo para nos dar alguma confiança de carne como conteúdo neste alimento.

Os principais ingredientes desta ração são arroz, milho e aveia. Produtos do arroz e produtos da farinha de arroz são grãos de baixa qualidade. Arroz e aveira são grão decentes, mas trigo é outro grão de baixa qualidade. Acredita-se que o trigo é a causa de muitas das alergias em cães, e glúten de trigo é um produto de baixíssima qualidade, sendo o resíduo seco de trigo após a remoção da maior parte do amido e germe, bem como a separação do farelo por um processo empregado na fabricação de moagem úmida, ou por tratamento enzimático do endosperma. É o que resta depois que a parte nutritiva foi removida.

Polpa de beterraba é um componente controverso que parece ser utilizado em grande quantidade neste alimento. Trata-se de um subproduto, sendo resíduo seco de beterraba, aproveitado depois que a beterraba foi utilizada no processo de produção de açúcar. É um controverso ingrediente em alimentos para cães, defendida por alguns fabricantes por ser uma boa fonte de fibras, e utilizada por outros como um ingrediente para abrandar a transição do ranço de gorduras animais, mas pode causar stress renal e hepático. Notamos que polpa de beterraba é um ingrediente que comumente causa problemas para os cães, incluindo alergias e infecções otológicas, e é melhor não utilizá-las. Há produtos que geram menos controversas cuja função também é ser boa fonte de fibras.

* * * *
Produto disponível no mercado brasileiro

* * * *