quinta-feira, 30 de julho de 2009

Série DFA: Royal Canin Mini Dental Hygiene


TRADUÇÃO:


Classificação: 1 estrela
Data da última revisão: 10/janeiro/2008
Recomendado por: não recomendado


Prós - O primeiro e quarto ingredientes desta ração são produtos a base de carne.
Contras - Contém quantidade insuficiente de carne, grãos de baixa qualidade e outros ingredientes controversos.



O primeiro ingrediente é um produto à base de carne. Mas, 80% de seu peso é água. Uma vez desidratado, apenas 20% de seu conteúdo é realmente carne. Os ingredientes são listados em ordem de peso, e o ingrediente desidratado estaria colocado, muito provavelmente, mais abaixo na lista de ingredientes. É pouco provável que este ingrediente faça qualquer contribuição significativa no conteúdo global dos alimentos, como carne. A maior parte da carne deste alimento advém do quarto ingrediente, que também não é apresentado na forma de carne pura. Desta maneira, não é possível acreditar que haja níveis suficientes e ideias de carne nesta ração.

A maior parte dos grãos nesta ração são arroz, quirera de arroz e milho. Arroz é um grão decente, mas a quirera de arroz é um subproduto indesejável. O milho é um difícil de difícil digestão para cães e de valor nutricional limitado. Também está relacionado com alergias alimentares. Gluten de milho é o que sobra do milho depois que ele é processado e também não é um produto interessante a ser adicionado aos alimentos de cães.

Polpa de beterraba é um componente controverso deste alimento. É um subproduto da beterraba, o que sobra após seu o processamento. Os fabricantes defendem a utilização da polpa de beterraba como fonte de fibras, mas ela também é utilizada para evitar a formação do cheiro de ranço de gordura das rações. A utilização deste ingrediente está relacionada a problemas otológicos, hepáticos, renais e alergias, sendo preferível não utilizá-la nos alimentos para cães. Há menos controversas em torno de outras fontes de fibra.

A celulose é "purificada, desintegrada mecanicamente, preparado pela transformação da alfa celulose, obtida sob a forma de pasta a partir de materiais vegetais fibrosos": também conhecido como serragem.

De maneira geral, este produto possui muitos ingredientes em sua composição, entretanto mínima quantidade de carne.


* * * *

PRODUTO DISPONÍVEL NO BRASIL


* * * *


Meus comentários:

Segundo o fabricante, esta ração destina-se aos cães que possuem problemas odontológicos. Como sou graduada e pós-graduada em Odontologia acredito que possa dar um breve parecer técnico neste caso:


- A placa dental é a causadora primordial das doenças dentárias e periodontais (gengivite, periodontite). A placa dental é precursora do tártaro.
- Bactérias que metabolizam os carboidratos constituem e "espessam" a placa dental.
- Arroz (2º e 3º ingredientes da ração) e Milho (5º ingrediente) são carboidratos!
- Se a ração contém carboidratos, como ela pode ser destinada a cães com problemas odontológicos?

Eu teria que ler um estudo epidemiológico sobre os efeitos odontológicos desta ração para estar convencida de que ela funciona. Não me convence.