sábado, 22 de agosto de 2009

Buldogue Francês X Boston Terrier

 Obrigada, Ale Walckiers Pierro, pelo help neste post! 
Só você para falar dos bostons!
:)



Algumas pessoas confundem o BULDOGUE FRANCÊS com o BOSTON TERRIER.
Mas, basta colocar um do ladinho do outro para perceber que as diferenças são enormesssssssss!


- A pontinha das orelhas dos frenchies é arredondadas e dos bostons é pontuda!

- Bostons podem ser "cor de foca" ou pretos, além de tigrados. A marcação branca deve estar presente desta maneira: uma faixa branca ao redor do focinho, uma faixa branca entre os olhos, antepeito branco. A marcação branca não é obrigatória em frenchies, mas a pelagem escura deve ser, obrigatoriamente, tigrada. A pelagem preta em buldogues franceses é uma desqualificação, segundo o padrão da raça.

- O focinho dos Bostons é menos achatado e não tem rugas como o dos frenchies.

- A oclusão do Boston pode ser em torquês ou prognata. A oclusão dos Frenchies é obrigatoriamente prognata.

- A linha superior (dorso) dos Bostons deve ser reta. Enquanto a dos frenchies deve ser progressivamente ascendente no lombo, para descender rapidamente na direção da cauda.

- Bostons nascem com ergôs. Frenchies não! (melhor dica para diferenciá-los!)

- Bostons podem ser divididos por classes de acordo com seu peso: abaixo de 6.8 kg, de 6.8 a 9 kg e 9 a 11,35 kg. Frenchies devem pesar entre 8 a 14 kg, mas a média é de 12 kg.

- O buldogue francês é claramente mais tranqüilo, menos esportivo, menos agitado. O boston é terrier (nunca devemos esquecer disso)! Enérgico, bom de guarda, ligeiramente impaciente e agitado. Aprende rápido, mas é meio teimoso, precisa de liderança firme. Latem bastante na guarda, não gostam de estranhos e são bem independentes, e, apesar de carinhosos, não são efusivos.

- O peito dos bostons é largo, profundo e o ventre é ligeiramente encolhido, dando um aspecto mais atlético que o do buldogue francês. Possuem jarretes bem angulados, enquanto frenchies podem ter uma angulação menor nos membros posteriores. 


Em uma exposição cinófila é FACÍLIMO distinguir frenchies e bostons.
Eu diria que bostons são cães mais "delicados", menores, com musculatura menos avantajada que a dos frenchies.

Nas ruas, talvez, infelizmente, fique mais difícil.
Frenchies estão sendo reproduzidos sem critérios nas fábricas de filhotes. A reprodução também é feito por criadores de fundo de quintal que, da mesma forma que as fábricas de filhotes, não investem em estudos de tipicidade da raça quando vão acasalar seus cães.