sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Vegetais liquidificados

C-O-N-F-E-S-S-O que, para mim, a parte mais chata do preparo da alimentação natural de meus cães ERA liquidificar as verduras/legumes/frutas, para fazer o purê.
Ficava aquela merrequinha de coisas no fundo do copo do liquidificador, não batia direito... se eu fazia mais para guardar para o outro dia, alguns vegetais amargavam, aguavam, mudavam de cor. MELECA.


Para quem não sabe:
Não adianta oferecer alimentos do reino vegetal (verduras, legumes, frutas) crus inteiros para os cães!
Os vegetais possuem, em torno de suas células, uma membrana de celulose (parede celular) que é indigerível pelos nossos auzinhos. Entretanto, quando batemos as verduras, frutas e legumes no liquidificador, rompemos essa membrana e permitimos que todos os nutrientes do alimento sejam aproveitados pelo animal.
Se você tem alguma dúvida a este respeito, faça o teste: rale a cenoura bem fininha e ofereça ao seu cão. Você verá muita cenoura no cocô do au.




(Pausa para cultura útil: nós também não produzimos a enzima que degrada a celulose, entretanto mastigamos os alimentos mais demoradamente. A mastigação rompe a parede celular das células vegetais. Agora vocês já sabem porque o milho sai inteiro no cocô quando não é mastigado!)





Bem, mas voltando ao que me trouxe aqui, gostaria de contar que desenvolvi uma técnica que facilitou muito a minha vida!

Nos dias que estou com bastante disposição para lavar-picar-melar, faço um mega purê no liquidificador usando vegetais variados e congelo em formas de gelo. No dia seguinte, junto os cubinhos em sacos plásticos. Cada cubinho equivale a 2 colheres (de sopa) cheias de purê (1 cubo serve 2 cães).

Para servir, coloco os cubinhos em um recipiente, dentro da geladeira, eles descongelam até a hora de servir e VOILÁ!



Cubos congelados de vegetais liquidificados de sabores variados:
- abóbora + salsinha + carambola
- beterraba + cenoura + alface
- beterraba + cenoura + cebolinha + manga
- cenoura + salsinha

A propósito, humanos deveriam fazer bastante uso dessem cubinhos também, não acham? Puraaaaaaaaa saúde! ♥

> para a série "Minha Experiência Com Alimentação Natural"