segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O Blog Responde! Cruzamento Indesejado

Olá Camilli,

Possuo um casal de buldogues franceses e a fêmea entrou no 1º cio recentemente. Acontece que, por descuido, os dois ficaram juntos e flagrei a monta natural. Gostaria de saber como alimentar os filhotes.
Como fazer? 

Obrigada.

Fulano


--//--

Fulano,
Não sei se te xingo ou se te oriento.
O meu sentimento é de total INDIGNAÇÃO.

Por favor, quem estiver lendo este post que possua em casa um casal de cães não-castrados saiba que acasalamentos indesejados podem ocorrer.

Não importa se são da mesma raça, ou não, a equação será sempre essa:

Fêmea no cio + Macho não castrado = Filhotes

E, mais ainda: acasalamentos precisam ser planejados, lares precisam ser criteriosamente escolhidos, há muitos cães abandonados por aí. Não seja, você, mais um a contribuir com a terrível estatística brasileira de milhares de cães errantes, colocando cãeszinhos no mundo de maneira irresponsável.

Mas, voltando ao assunto do Sr. Fulano, que não sabia que um casal de cães não-castrados poderia acasalar quando a fêmea está no cio:

1) Em casos de montas indesejáveis, há disponível no mercado, para uso restrito veterinário, uma medicação que interrompe a gestação. O nome do medicamento é ALIZIN (Virbac).

Minha resposta ao Fulano: Vá ao veterinário, aplique o Alizin na cadela (aproveite para marcar a castração dos cães) e não precisará alimentar os filhotes (nunca mais).


x x x x x x x x

Apenas para lembrar, meus cães são encaminhados castrados ou com clausulas contratuais específicas para castração até os 08 (oito) meses de idade.
Os cães encaminhados para reprodução/dogshow vão apenas para criadores de minha confiança que trabalham em conformidade com meus princípios éticos de posse responsável.
Portanto, não oriento pessoas desconhecidas sobre criação de cães. Para este fim, por gentileza, procurem os criadores de SEUS cães.


Camilli, cada dia mais perplexa com as coisas que vê por aí...