quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Série DFA: Royal Canin Bulldog


TRADUÇÃO:


Classificação: 2 estrelas
Data da última revisão: 21/novembro/2005
Recomendado por: não recomendado


Prós - O segundo ingrediente desta ração é carne.
Contras - Contém quantidade insuficiente de carne, gordura está entre os 04 (quatro) primeiros ingredientes da fórmula (aumenta risco de torção gástrica em raças de grande porte), utiliza ingredientes de baixa qualidade e controversos.


O 1º ingrediente deste alimento é um grão. Arroz é um grão decente, mas nós acreditamos que alimentos para cães devem ser baseados em carne. Arroz é também o 3º ingrediente e deveria ser apenas único. É provável que a quantidade total de arroz nesta fórmula toda a quantidade de carne do alimento, por uma margem significativa.

O 2º produto é carne. O 6º ingrediente da fórmula também é carne (frango), que uma vez desidratada, consiste de apenas 20% de produto seco. Os produtos são classificados em ordem decrescente por peso seco. Portanto, é bastante provável que este ingrediente estivesse em uma posição mais "final" na lista de ingredientes. Não há outros ingredientes à base de carne.

É uma preocupação ver a gordura de frango como 4º (ou 3º) ingrediente. Pesquisas na Universidade de Purdue identificaram que a gordura estando entre os 04 (quatro) primeiros ingredientes de um alimento seco aumentam o risco de derrame em cães de grande porte. Raças de pequeno porte não foram testadas.

A polpa de beterraba, no entanto, é um ingrediente polêmico. Serve como "preenchimento" e é um subproduto, ou seja, resíduo seco da beterraba que foi limpo e extraído no processo de fabricação do açúcar. É um ingrediente controverso em alimentos para cães, reivindicado por alguns fabricantes por ser uma boa fonte de fibras, e ridicularizada por outros como um ingrediente adicionado para retardar o ranço da gordura animal rançosa, causando stress hepático e renal. Notamos que a polpa de beterraba é um ingrediente que comumente causa problemas para os cães, incluindo alergias e infecções de ouvido. Portanto, é preferível não utilizá-lo em alimentos para cães, especialmente, assim, no topo da lista de ingredientes. Existem produtos menos controversos que oferecem fibras.

A celulose é "purificada, desintegrada mecanicamente, preparado pela transformação da alfa celulose, obtida sob a forma de pasta a partir de materiais vegetais fibrosos": também conhecido como serragem.
Constatamos a utilização de soja e óleo de soja nesta ração. A soja é uma fonte de má qualidade de proteína na alimentação do cão, e uma causa comum de problemas de alergia. Alguns acreditam que é a causa número 1 das alergias alimentares em cães (superando até mesmo trigo).

Nota-se que este alimento usa o ácido cítrico como conservante e não deve ser umidificado antes de oferecido (fator de risco para torção gástrica em cães de raças grandes).

* * * *

PRODUTO MODIFICADO DISPONÍVEL NO BRASIL

* * * *

Composição do produto brasileiro:

Composição básica do produto: farinha de carne de frango, arroz quebrado, proteína isolada de suíno*, glúten de trigo*, polpa de beterraba, farelo de ervilha, gordura de frango, gordura animal estabilizada, óleo de peixe refinado, óleo vegetal, fruto-oligossacarídeos, ovo desidratado, tirosina, colina, polifenóis de uva e de chá verde, DL-metionina, extrato de rosa da Índia, sulfato de condroitina, hidrocloreto de glicosamina, taurina, tripolifosfato de sódio, hidrolisado de fígado de frango, premix vitamínico mineral, premix micromineral transquelatado.

* * * *

Meus comentários:

O produto avaliado pela Dog Food Analysis já não me agradou muito.
O "nosso", menos ainda!

"Farinha" de carne de frango, como 1º ingrediente?
Por que "proteína isolada de suíno" e não "carne de porco"?
Só isso que a ração oferece de "carne" para um carnívoro?

Polpa de beterraba...
"Farelo" de ervilha... (Tenho bastante preconceito com termos como "farelo/farinha/subproduto". Resto, né?)

Gordura de frango, gordura animal estabilizada, óleo de peixe refinado, óleo vegetal. Minha Nossa Sra. da Bicicletinha... que coisa mais oleosa!

Hidrolisado de fígado de frango. Já não é o fígado puro e está lááááááááá no final da lista... Deve ter uma brisa de fígado de frango, né?


Bem... se o kg desta ração custar R$ 20,00, honestamente, prefiro alimentar meu au com 1 kg de filet mignon e a verdura que sobrou do almoço. Acho que ele vai ficar mais feliz e saudável.