quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Cães Roubados e Criadores Assustados

Texto traduzido de FROGDOG BLOG: Stolen Dogs and Scared Breeders, 26/out/2009


Outro criador de Ontário/CA, teve seus cães roubados por visitantes que fingiram ser potenciais compradores de cães. Não é a 1ª vez que isso acontece na América do Norte - anos atrás, na Califórnia, um criador de buldogues ingleses perdeu quase todos os cães de sua casa para ladrões que apresentaram-se como compradores. No nordeste de Ontário, outro criador teve toda sua ninhada roubada e nós tivemos um filhote roubado, de dentro de nossa casa, enquanto estava sozinha em casa, com meu filho.

Este aumento de roubo de cães, bem dentro de nossas casas, tem deixado muitos criadores com um sentimento de paranóia - e um grande número compradores confusos.

Durante anos, dissemos aos potenciais compradores que a visitação à casa do criador, quando se considera adquirir um cão, é uma ótima maneira de escolher um filhote de qualidade - e é. Infelizmente, é também cada vez menos comum encontrar criadores dispostos a permitir a visitação livre de visitantes para apenas "conhecer os cães".

Você pode culpar-nos? Afinal, não sabemos quem você é - e não sabemos se sua intenção é realmente conhecer-nos e a nossos cães, ou se há algo mais nefasto em mente. Você está rondando, querendo conhecer as dependências da casa ou apenas querendo saber mais sobre os frenchies? Você está checando se nossas portas são seguras? Como criadores, nós simplesmente não sabemos - e estamos cada vez mais paranóicos com a possibilidade de que sua inócua visita possa se transformar em uma casa esvaziada de animais de estimação, no mínimo...

Como compradores de cães, no entanto, não é incomum que querer conhecer os possíveis pais do seu futuro filhote, antes de adquirir esse filhote. Como criadores, também é comum para nós, quero conhecê-lo. Uma boa impressão inicial é muito importante para nos convencer e tranquilizar de que você é a família certa para um dos nossos preciosos filhotes.

Que tipo de compromisso nós podemos fazer, para criar uma atmosfera onde ambas parte consigam o que desejam?

Poucas opções estão disponíveis.

Peço a todos os potenciais compradores de filhotes que preencham um formulário bastante detalhado e para os que desejam fazer vistas, há outro, extra, mais detalhado ainda. Este questionário contém informações sobre onde você mora, onde trabalha, o veterinário que você usa - e muito mais, também. Você pode ter certeza que confirmo todos os dados e ninguém entra pela porta antes que tudo esteja checado. Qualquer pessoa que se recusar a preencher o formulário, não está convidado a nos visitar.

Uma opção menos intrusiva é nos conhecer nos dogshows. Faço isso com muita frequência, mesmo que às vezes seja um pouco confuso e eu tenha que fazer algum malabarismo porque está na hora da pista, ou o cão deve descansar. Mas, inevitavelmente, há algum momento de inatividade, onde podemos sentar, conversar e conhecer melhor uns aos outros. É quase sempre verdade que qualquer cão que eu tenha comigo vai estar relacionado a alguma futura ninhada, assim pelo menos, os visitantes poderão conhecer alguns dos nossos parentes.

Potenciais compradores estão certos de querer se reunir com criadores de antecedência -, mas os criadores estão, também, no direito de querer proteger suas casas e seus cães. Cabe a todos nós tentar um acordo sobre uma solução que vai nos deixar seguros e confortáveis, um com o outro.