sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O que os veterinarios não querem que você saiba!

Encontrei este ÓTIMO texto e achei que poderia ser brilhante em nosso blog!
Boa leitura,

Camilli



---------------------------------------------------------


PetPlace me pediu para escrever um artigo sobre este tópico dificil e controverso. Neste artigo, eu gostaria de falar sobre o que os veterinários não gostariam que os donos de pets soubessem. Eu sou um veterinário irreverente. Vou dar minha opinião e falar a verdade mesmo que ela não agrade os donos de pets ou veterinários. A questão que vou abordar hoje é... o que os veterinários não querem que você saiba!


Então... o que os veterinários nao gostariam que seus clientes soubessem? Isto não se refere a todos os veterinários, mas aqui vao algumas coisas que me vem a mente...



1. Um hospital veterinario é um pequeno negócio - a maioria dos veterinarios não quer falar sobre isso - mas um hospital veterinário ou uma clnica é um pequeno negocio. E como qualquer outro negócio, precisa de dinheiro para os servicos prestados. Algumas vezes isso é muito duro porque veterinários amam os animais, mas eles tem contas a pagar. Eles nao podem prestar servicos de graça e, ainda assim, poder pagar as contas e empregados.

2. Existe uma boa de margem de lucro nas vacinas - os veterinários não querem dizer, mas existe uma boa margem de lucro nas vacinas. Por outro lado a margem de lucro para tratar um animal doente é muito menor e as vacinas ajudam a balancear essa parte da prática. Ainda há, também, altas despesas para manter o negócio, a prática veterinária, e a maioria das pessoas desconhece esse fato. Outro ponto importante é que os veterinarios são muito cuidadosos no que se refere de onde suas vacinas provém, como são mandadas, conservadas e aplicadas. Alguns criadores e donos de pets preferem pagar por vacinas mais em conta o que pode ser frequentemente associado com "falhas de vacinacão". Essas falhas sao atribuidas a pouca qualidade dos produtos, produtos aplicados erroneamente, e/ou conservacão inadequada (requerimentos relacionados a refrigeracão).

3. Eles querem vender para você medicações preventivas- existe tambem uma boa margem de lucro em algumas medicações preventivas (controle de pulgas/ prevenção de dirofilariose, etc). Eles vao preferir que você compre deles ao inves de comprar em outras lojas ou mesmo por serviço de correio. Eles sempre acham que a qualidade dos produtos deles tem qualidade superior.

4. Vacinas podem ser perigosas - existem algumas reações às vacinas que podem ameaçar a vida do seu animal. Elas são relativamente incomuns mas quando estão presentes podem ser significantes. Alguns animais vão apresentar leves reações alérgicas e outros podem ter uma reação imuno-mediada ou desenvolver tumores (gatos). De maneira geral, a maioria dos veterinários acredita que vacinas fazem um bem maior ao seu animal do que podem causar um risco, e eles frequentemente nao enfatizam como deveriam, que as vacinas podem sim envolver reações atípicas. Eu acredito que eles não querem assustar as pessoas.

5. Ninguém fica no hospital monitorando os pets de noite – alguns hospitais tem servico 24 horas mas a grande maioria não. Cada hospital tem uma pequena variacão, alguns tem uma equipe que reside na clinica que monitora e medica os animais durante noite. Outras não tem ninguém, mas possuem empregados que chegam muito cedo e tratam os pets. Se o seu cão realmente precisar de servico, 24 pergunte se eles oferecem. Em muitas áreas é possivel encontrar uma clinica 24 horas para situações emergenciais.


6. Recomendações na vacinação mudaram – a maioria dos veterinários está atualizado sobre essas recomendações e se adaptou a elas. Há 15 anos atrás as recomendacoes para vacinas eram baseadas em revacinações anuais para cães e gatos. Alguns vets ainda praticam essa recomendação. No entanto, pesquisas recentes tem indicado que a maioria das vacinas tem validade mais longa que apenas 1 ano e a maioria das recomendações hoje incluem vacinar a cada 3 anos. A titulação é uma boa opcao para testar se revacinacao anual é necessária.

7. Veterinários frequentemente não concordam com criadores - frequentemente existem opiniões muito diferentes em relação a alguns aspectos entre veterinarios e criadores. As diferenças sao especialmente vistas no que se refere a nutrição. CONCORDO!!!

8. Existem algumas coisas que vets são melhores que outros – por exemplo, alguns não fazem frequentemente cirurgia estética de orelhas e podem ocorrer muitas complicacoes como consequência de um procedimento que eles nao tem muita prática. Pergunte aos tecnicos e aos veterinários com que frequencia eles realizam uma cirurgia ou procedimento em particular se voce tiver alguma dúvida.

9. Você tem opções de indicações de especialistas – alguns veterinários estao dispostos a indicar um caso clinico ou cirúrgico complicado para outros veterinários. Outros vets não o fazem. Se o seu animal não esta melhorando ou voce tem questionamentos pergunte sobre a possibilidade de procurar outras opiniões, a de um especialista.

10. "Não sou familiarizado ou não acredito eu medicina alternativa" – a grande maioria dos veterinários é educado em medicina tradicional/alopatia. A maioria das solucões naturais e alternativas não foi provada cientificamente e algumas podem ser perigosas para os pets. Existem alguns veterinarios que foram treinados em terapias naturais, mas a grande maioria dos vets nao acredita nelas.

11. A maioria dos vets praticam "MGs" – MG significa medicina geral – um médico geral tem a habilidade de tratar basicamente qualquer coisa. No entanto, isso nao é mesma coisa que ser um especialista. Um especialista tem no minimo 3 anos de treinamento avançado onde após o termino fazem um exame para identificar se estão aptos a passar no "board certification" (nao estou certa se temos algo equivalente no Brasil). É impossivel saber sobre tudo. Se voce tiver um caso critico ou complicado de cardiologia, é melhor se voce levar o seu pet a um cardiologista, por exemplo.

12. Vets tem baixa tolerância para agressao - a maioria dos vets já viu cães saudaveis suficientes serem encaminhados ao sacrificio por problemas de agressao, então, desenvolveram uma baixa tolerância em relacao a ela. Eles tambem já viram muitos técnicos e donos machudos desnecessariamente por problemas comportamentais. SOU TOTALMENTE A FAVOR DE EUTANASIA EM CÃES SAUDÁVEIS, COM DESVIO DE TEMPERAMENTO/EXCESSIVAMENTE AGRESSIVOS.

13. Veterinários se apegam – vets podem ser profissionais e tentar agir de acordo que algumas coisas nao o incomodam mas frequentemente acontece ao contrário. Por exemplo, quando um paciente que eles vem tratando por anos morre, eles choram. Frequentemente em silêncio e sozinhos. É quase como se eles tambem fizessem parte da família.

14. Vets tambem tem dias ruins – eles também são humanos e tem dias ruins. Eu me lembro que tinha um caso agendado para o qual eu estava atrasada porque havia levado uma amiga para uma sessão de quimioterapia - ela estava muito ruim e eu estava muito triste. Eu estava atrasada. O cliente estava aborrecido. Eu me desculpei mas não expliquei o porque da situação ao cliente. Eu podia ver que eles estavam desapontados durante o tempo todo. Minha mente estava em outro lugar e provavelmente eu não estava me importando tanto quando deveria. Veterinários também tem dias ruins.

15. Gatos podem ser mais felizes como gatos de dentro e fora de casa – alguns gatos são mais felizes quando tem uma "vida dupla". O tempo de vida deles pode até ser menor e existem riscos lá fora para o seu gato. No entanto, uma dieta saudável e balanceada, abrigo quando necessario com estimulação de uma vida ativa por poder sair de casa podem fazer o seu gato mais feliz. Mas, baseados nos riscos que isso envolve a maioria dos veterinários recomenda que os gatos sejam mantidos somente dentro de casa.

16. Seu cão nao necessita vitaminas – se você está alimentando seu cão com uma alimentacão adequada, você nao precisa fornecer vitaminas. Se você estiver alimentando o seu cão com racoes de supermerado de baixa qualidade, você deveria suplementar com vitaminas.

17. Nem todas as comidas sao criadas iguais – a maioria dos vets não quere debater com você sobre comida e alimentacao. No entanto, a maioria dos veterinarios acredita nas comidas premium de algumas marcas como a Iams, Hills Science diet, e Eukanuba para citar algumas. HAHAHA, É VERDADE! :)

18. Todas as drogas tem efeitos colaterais – frequentemente as medicações sao prescritas sem uma discussão detalhada dos efeitos colaterais. Todas as medicações tem efeitos adversos – o que voce saberá se voce já tiver adquirido a prescrição e a medicação de um farmacêutico.

19. Se o seu cão agir agressivamente, nós colocamos fucinheira – se o seu cao agir agressivamente, de qualquer forma a maioria dos veterinarios vai optar por amordacar ou colocar fucinheira no seu cao. Eles utilizam uma variedade de fucinheiras mas é mais frequente encontrar uma cordinha de nailon maleavel. Isso é para a protecao dele e dos funcionarios.

20. Mesmo que o seu cão esteja muito mal – eles minimizam – veterinários e a equipe geralmente nao dizem a você o quão mal está o seu cão, mesmo que voce pergunte. Eu já testemunhei varios veterinários tratarem cães em terríveis condições o que depois eles diziam: ele estava "muito bom".

21. Sem atendimento a domicíilio –veterinários que possuem ou trabalham em uma clínica não querem fazer atendimento a domicílio (a nao ser que atendimento a domicilio seja a pratica dele). Os pets geralmente vão agir mais agressivamente em casa, a iluminação é frequentemente pobre, nao existe um time competente para "segurar" o pet para procedimentos ou avaliação. Em geral, atendimento a domicilio é uma grande dor de cabeca.

22. A maioria dos pets fica melhor quando você não está por perto – alguns pets de fato ficam melhor e se comportam melhor quando o dono não está por perto. Eu não sei se é porque eles estão tentando proteger o dono ou se é você, o dono, que se mete na historia... mas que é verdade isso é.

23. Nés somos frequentemente sociaveis – a maioria das pessoas pensa que vets são somente "amigos de animais". Para alguns isso é verdade e eles se dão melhor no relacionamento animal/pessoa e não são tão bons para socialização com pessoas. No entanto, não importa que o animal não goste da gente - o que importa é que os donos gostem de nos. São as pessoas que trazem os animais para nós e que nos fazem ter sucesso com o que fazemos.

24. Vets odeiam ficar falando sobre dinheiro – veterinários são treinados em medicina e cirurgia, não em negócios. Esse é o nosso ponto mais fraco no currículo veterinário. E a maioria dos vets fica feliz de falar com você sobre o que melhor para "Fluffy", mas odeia ficar falando sobre o quanto vai custar para ajudar "Fluffy". Eles preferem fazer o que é o melhor, mas são frenquentemente forçados a falar sobre dinheiro para que possam manter as portas abertas e as contas pagas. A maioria dos vets que eu conheço realmente não gosta de ficar falando sobre dinheiro como parte do trabalho deles.

25. Veterinários não estão sempre certos – vets não sabem tudo. Se você nao se sente confortável com um diagnostico ou tratamento esta OK discordar e perguntar, ou consultar uma segunda opinião. (ou ambos)

26. Pets podem mudar - pets podem mudar os sintomas e condição em questão de horas. Somente porque eles mostram uma série de sintomas num dia eles podem frequentemente estar bem diferentes no dia seguinte. As coisas podem mudar frequentemente - então repetir os testes, é muitas vezes necessário de acordo com a melhora da condição.

27. Vets não são nutricionistas – a maioria dos veterinarios não está familiarizado com todas as companhias de racao que existem. Eles são somente familiarizados com o que um cão necessita e geralmente recomendam uma racao premium de alta qualidade de uma marca de racao. SÓ E SOMENTE SÓ. NÃO ESPERE MUITO MAIS QUE ISSO DE UM VET QUE NÃO É ESPECIALISTA EM NUTRIÇÃO!


Direitos:

O vet irreverente é um colunista que regularmente contribui para PetPlace.com. O objetivo é adicionar um outro ponto de vista balenceado e alternativo para alguns assuntos controversos. Como acontece com todos nós, veterinarios não podem sempre dizer o que eles realmente pensam sem ofender alguns clientes. Esse comentário permite que veterinarios digam o que eles realmente pensam e oferecem a você, ao dono do pet, a oportunidade de considerar outra visão. Todas as opiniões são aquelas do Vet Politicamente Incorreto e não é mesma visao do PetPlace.com, assim, também, como não endosadas por nós.


Leia aqui o texto original, em inglês.