segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Invasão de calor de verão

Dias atrás, antes do dilúvio chegar à Belo Horizonte, quando o sol estava escaldante, todos os cães estavam nadando nas vasilhas de água, inclusive os filhotes.

Neste dia, todo mundo tomou banho de mangueira (a água da caixa estava morna) e os filhotes, que já estavam encharcados de tanto nadar em suas vasilhas de água, ganharam uma "limpeza" extra com sabonete Dove, na mangueira mesmo, e secaram-se ao sol - bastaram 5 minutos sob o sol escaldante para o pelo secar.

Querem saber o resultado no dia seguinte?


Para os frenchies adultos, só alegria. Queriam mais banho de mangueira.
Para os frenchies filhotes, uma odisseia de cocô mole. Um a um, em diferentes graus.

Me arrependi amargamente daquele banho de mangueira. Eram filhotes!
Então, comecei a aumentar a quantidade de meaty bones na alimentação (meaty bones deixam as fezes mais secas) e oferecer mais iogurte (para repor a flora intestinal), mas o quadro não apresentava melhoras.

Foi então que comentei com uma querida amiga veterinária, que trabalha com Medicina Tradicional Chinesa (MTC) o que tinha acontecido com meus bebês orelhudos. A resposta dela foi imediata:

"Molhar crianças e depois deixá-las secar ao sol é batata para dar 'invasão de calor de verão' e causar essa diarreia que você esta relatando, Camilli!"

Meu Deus! Eu só entendo de ALOPATIA!
Falar de "invasão de calor de verão" é grego para mim. Mas, ela me sugeriu suspender a alimentação natural, porque, a MTC acredita que pode haver retardo ou agravamento do quadro com as carnes cruas.

Os bebês comeram arroz empapado (empapado mesmo, não podia nem lavar o arroz!) cozido com um pouquinhoooo de nada de peito frango (só um cheiro de longe...). Além disso, ela me sugeriu fazer acupressão no ponto GV-1.




A diarreia acabou depois da 1ª acupressão.
Mágica? Não. Medicina Tradicional Chinesa.
Os filhotes comeram o arroz empapado por 3 dias e já estão com a alimentação natural. Na verdade, a diarreia não provocou nenhum dano, ninguém perdeu o apetite ou perdeu peso.

Não me perguntem como a MTC funciona. A minha lógica alopata não é capaz de entender...
Mas, fiquei fascinada!

Claro que eu amo e sou grata à alopatia, não pretendo mudar "de ramo" agora, mas sou muito aberta à medicina oriental. Portanto, tudo que eu for vivenciando de interessante, vou postar aqui!