sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O Blog Responde! Dermatopatias X Alimentação

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Sobre este Blog!":

Olá, tenho lido bastante sobre alimentação natural e resolvi tentar, pois tenho uma bulldogfrancês creme, que é uma dermatopata crônica, já fui a dermatologistas conceituados aqui no Rio e de nada adiantou, só consegui uma melhora significativa quando passei a usar a raçãohipoallergênica da Royal Canin, porém agora enfrento outro problema a minha cadelinha, que tomou pavor dessa raçao e se recusa a comê-la, me obrigando assim a dar outra ração e o problema retornou, muito prurido com piodermite secundária.
O que você acha da alimentação natural nesse caso?
Devo usar somente carne de coelho, rã , carneiro? Ou tento todas as outras fontes de proteína?
Me ajude com sua opinião. 
Obrigado.



--//--

Olá!

Como eu disse já disse em postagens anteriores, buldogues franceses são predispostos a problemas de pele. Frenchies com pelagem clara, sem a proteção natural da melanina, são mais predispostos ainda.

Como você mesmo disse, sua cadelinha é alérgica a algum componente das rações. A ração hipoalergênica da Royal Canin é a base de soja, e também não é lá essas coisas, segundo a DFA.

Baseado no meu histórico de problemas alérgicos com cães + uso de ração, eu não teria muitas dúvidas em lhe sugerir a alimentação natural.
Mas, no seu caso, talvez seja interessante oferecer o mínimo de ingredientes de cada vez, até que você descubra o que está desencadeando a piodermite em sua frenchie.

Que tal, iniciar, por exemplo, com carne de peru? Dessa maneira, você oferece carne e meaty bones da mesma ave por uns 20 dias e observa se há alguma reação.

Não comece com frango. Alguns cães apresentam alergia a carne de frango.
Nesta fase, evite oferecer grãos.

Para cães de pelagem clara, que ficam expostos ao sol, é imprescindível a utilização do filtro solar hipoalergênico sobre a pele hígida.


Observação: Não deixe de ler a postagem anterior!