quinta-feira, 4 de março de 2010

O Blog Responde! Ofereço meu frenchie para cobertura

Tenho um Bulldog frances com pedegree tigrado, ele tem 1 ano e 9 meses saudável, adestrado, vacinas em dia...
Ele e bem agitado, gostaria de coloca lo para cruzar para ver se ficava mais tranquilo.
Sera que não teriam interesse em arrumar uma fêmea para ele?
Ele e Lindo. Seu nome e Thor.  

Aguardo resposta!

Obrigado!




--//--




Olá!

Confesso que não sei por onde começar a responder este e-mail.
Há várias questões que precisam ser colocadas aqui e vários equívocos que precisam ser desmistificados!

1) Cães não se tornam mais calmos depois que acasalam. Bem... isso talvez possa até acontecer se fizerem monta diariamente, várias vezes por dia. Fora isso, MITO.
É bom ficar claro que buldogues franceses não devem fazer monta natural. Além de ser uma "atividade física" intensa, predispondo o cão braquicefálico a um epidódio de hipertermia, pode, também, lesionar a articulação dos joelhos dos frenchies machos. Aqui em casa e com todos os criadores que conheço, a inseminação artificial ocorre em 100% dos casos. O sêmen é coletado do macho através da masturbação.
Para aqueles que ainda acreditam que seu frenchie vai ficar mais calmo depois que acasalar, a boa notícia é: você não precisa de uma fêmea, masturbe-o diariamente.


2) A agitação de um frenchie deve ser revista, principalmente aos 2 anos de idade. Como estão as questões de liderança? Como ele anda na coleira? Ele faz xixi por toda a casa? Quanto tempo ele passa sozinho durante o dia? Você citou que ele é "adestrado". Por que precisou de um adestrador? Caso ele seja realmente hiperativo, acasalá-lo é um erro. O temperamento deve ser levado em conta, na seleção de um cão, no programa reprodutivo.


3) Acasalar cães não é só unir um macho com pedigree a uma fêmea com pedigree! "Fazer filhotes" envolve o melhoramento genético da raça e, isso não inclui apenas a beleza do cão, isso inclui temperamento também.
Quais testes você já fez em seu cão? RX de quadril? RX de coluna? Tireóide? E isso é só o começo...
Quais são as características físicas dele que você não gosta e que devem ser complementadas na fêmea, para que seus filhotes sejam mais bonitos que ele?
Para entender mais sobre criar cães, acho prudente a leitura deste post: http://villechamonix.blogspot.com/2008/10/criador-de-ces.html


4) Você sabia que essas cruzas inofensivas são justamente as causadoras do amontoado enorme de vira-latas nas ruas? http://villechamonix.blogspot.com/2010/02/cada-um-de-nos.html


5) Você sabia que leigos, proprietários de um cãozinho de estimação, que querem reproduzir seu cão, são chamados de criador de fundo de quintal?


6) Já que você não é criador, castre seu frenchie! Isso garantirá a saúde de seu frenchie e da raça.


Bem... é isso.
Que fique claro que, obviamente, não sou contra a reprodução de cães!
Sou contra a reprodução indiscriminada de cães, o que me parece ser o caso. Por esta razão, defendo a castração de TODOS os cães destinados à companhia e, exatamente por isso, todos os frenchies que saem da minha casa, que não terão vida de passarela, devem ser castrados.

Felicidades!

Camilli




Leia também:

>>> Devo cruzar meu cão ou minha cadela?