quarta-feira, 24 de março de 2010

Veterinários X Alimentação Natural

O maior problema da alimentação natural, na minha opinião, é o pouco suporte e apoio por parte dos médicos veterinários.

As pérolas que já escutei direta ou indiretamente, através dos filhotes que encaminho, são inacreditáveis. Certamente, me fazem concluir que muitos médicos veterinários, pela simples falta de conhecimento científico para embasar um diagnóstico, nada mais tem a dizer senão "a culpa é da alimentação!"  - quando, obviamente, o cão utiliza alimentação caseira.

O último, e mais sério caso que conheço, foi relatado neste post. Além das sucessivas tragédias citadas na história que contei, este mesmo frenchie, encaminhado a um hospital veterinário num quadro de dor intensa no pós-operatório cirúrgico, teve a suspeita equivocada de botulismo - obviamente, por causa da alimentação. Pobres papai e mamãe deste frenchie!!! Pobres vítimas da inguinoranssa alheia.


Me lembro quando fui fazer uma radiografia da Bela na UFMG e os alunos do curso de veterinária conversavam empolgados sobre a quantidade de ração da marca XXX (muito "chique") que estava patrocinando os animais da clínica YYY.

Infelizmente, essa é a realidade. Desde a graduação, os alunos da veterinária aprendem que nutrição = ração. O curso de nutrição é um curso sobre ração. Profissionais formados, simplesmente, repetem suas condutas do curso de graduação, sem muito questionamento.
 
Acredito que a pressão mercadológica acabará por mudar este paradigma no meio veterinário. Daqui a pouco, muitas empresas oferecerão alimento natural e seus folhetos coloridos acabarão por convencer muitos veterinários que a alimentação é mesmo boa.
Infelizmente, muitos veterinários ainda preferem acreditar nos folhetos coloridos dos representantes comerciais, a terem o trabalho de estudar um pouco mais e aprofundarem seus conhecimentos...


No site Cachorro Verde, Sylvia Angélico escreveu um excelente texto sobre o tema Veterinários X Alimentação Natural. Não deixem de dar uma passada lá, para lerem o artigo!


 Gentilmente cedido por Cachorro Verde