segunda-feira, 12 de abril de 2010

Alimentação natural. Quanto oferecer?

Muitas pessoas me escrevem pedindo informações sobre a alimentação natural para seus frenchies.
Para quem é novinho no assunto, sempre recomendo a leitura do site Cachorro Verde e da série Minha Experiência com Alimentação Natural, neste blog.

Uma das maiores dificuldades que tive foi acertar a quantidade ideal de alimento a oferecer. Quando comecei, não havia a maravilhosa tabela que a Sylvia Angélico disponibiliza em seu site.

No início, percebi que alguns cães perderam um pouco de peso. Precisei aumentar a quantidade de alguns alimentos e voilá, tudo está perfeito hoje!


Cães que possuem musculatura naturalmente mais desenvolvida, como buldogues franceses, ingleses, rottweillers, entre outros, certamente precisarão de aporte calórico maior, uma vez que o tecido muscular consome muita energia para sua própria manutenção.
O mesmo não acontece com cães "mais leves", como poodles, malteses, yorkshires, etc. Eles não são tão musculosos, certo?

Aqui em casa, bastou aumentar a quantidade de carne (proteína) oferecida, para que o peso dos cães fosse mantido e o corpo deles desenvolvesse uma musculatura ainda mais exuberante.

Nesta tabela, estão postadas as quantidades diárias recomendadas para o Tigre:



clique para ampliar



Para ele manter seu peso, precisei aumentar a quantidade sugerida de 67g de carne por dia, para 100g. Fez uma enormeeee diferença!

Com alimentação natural não há fórmula mágica e nem uma receita que funcione igualzinho para todos os cães. O metabolismo de cada au-au é único, só temos a oportunidade de observar e aprender com isso,  EXPERIMENTANDO!

:)