domingo, 25 de abril de 2010

Hora do banho dos frenchies!

 Todo mundo pronto para o banho!
Fonte: GettyImages


Parece um tema à toa, né?  Mas, acreditem, não é!
Muitas pessoas vivem cometendo pecados capitais quando vão banhar os seus orelhudos.

O maior deles é o banho em pet shop. Pelo amor de Deus, banho no pet shop, não!
Frenchies são cães de pelo curto, não precisam de chapinha, nem demandam horas a fio no secador. Portanto, para que submetê-los ao risco de levá-los a uma "banheira pública"? Aliás, você tomaria banho em um lugar (não desinfetado no intervalo entre os banhos) onde muitos se banham - inclusive para tratamento de doenças de pele que são contagiosas?
(Leia mais sobre este assunto na postagem Banho em pet-shop? Nãoooooo!)

Um outro erro comum é o excesso de banhos.
Frenchies são cães cheirosinhos por natureza, eles não possuem "cheiro de cachorro", são mesmo os caninos-mais-adoráveis-do-universo!
Lavá-los semanalmente é muitoooo, pois remove a oleosidade natural da pele e a predispõem a infecções. Para limpar o pelo, escove-o! Banhe-o, no máximo, mensalmente.

Mas, chegada a hora do banho, há muitos cuidados importantes:

1. Limpe os ouvidos antes do banho com solução ceruminolítica e, se preferir, tampe-o com algodão rústico (algodão ortopédico). Usar o algodão branco (hidrofílico) não adianta, ele absorve água e enche os ouvidos de umidade.

2. Nunca, jamais, em tempo algum, use sabão de côco para lavar seu frenchie. Este sabão é muito alcalino e remove não só a sujeira, mas também todaaaaaaaaa a finíssima camada lipídica protetora natural da pele. É praticamente um homicídio epitelial!

3. Já utilizei muitos shampoos e condicionadores para fins veterinários, mas o único que NÃO ressecou o pelo dos meus cães foi o sabonete Dove. Isso mesmo, o sabonete Dove de humanos! É o que eu uso e recomendo. Quem me deu essa dica foi uma veterinária de SP, proprietária de um bulldog inglês dermatopata. Uso há anos e nunca tive problemas com alergias e/ou descamações, nem em adultos, nem em filhotes.

4. Costumo utilizar água morna (na temperatura de dar banho em bebês humanos). Mas, em dias muito quentes, os cães adultos tomam banho frio de mangueira e gostam muito. O tanque de lavar roupas faz a mesma função.

5. Seco bastante na toalha, para não precisar usar o secador/soprador.





Receba os posts por email:

Delivered by FeedBurner

siga-nos: