quinta-feira, 20 de maio de 2010

Como usar o crate para treinar meu cão?

Por tudo que vocês já leram sobre o crate, já é possível chegar à conclusão que ele é praticamente o 2o. melhor amigo dos meus frenchies, não é verdade? E é mesmo!
Espero que EU esteja no topo da lista! :) e não os petiscos que uso para falar caninês

Familiarizar os cães com o crate é muito fácil, na verdade, só precisamos mostrar a eles que sua toquinha urbana é aconchegante, cheia de brinquedinhos e que eles ganham petiscos deliciosos quando entram lá. Passada essa fase inicial, eles passam a usar o crate, pura e simplesmente, por instinto.
Uma vez familiarizados, podemos aproveitar os benefícios do crate como ferramenta auxiliar no treinamento do xixi e cocô no lugar certo.


O princípio básico que nos ajuda no treinamento com o crate é o seguinte: 
Cães não fazem xixi e cocô reclusos em um pequeno espaço, portanto, vão fazer bastante esforço para segurar suas necessidades fisiológicas enquanto estiverem no crate. 

1) Um dos princípios do treinamento é "nunca deixar seu cão sozinho enquanto ele está sendo treinado". Portanto, se você precisar sair, deixe-o no crate. Ao retornar, solte-o no local onde deseja que ele faça xixi e recompense-o quando fizer.

2) O mesmo se aplica durante a noite. Filhotes com mais de 5 meses podem ficar no crate pode toda a noite (experiência própria). Claro que o treinamento é progressivo! Para que eles fiquem no crate durante a noite, é necessário que já estejam acostumados a ficar durante o dia. Por isso, o treinamento deve começar a ocorrer antes dos 5 meses de idade. Pela manhã, solte o cãozinho no lugar onde deseja que ele faça suas necessidades e recompense-o.

3) Se passou da hora do cão fazer o número 2 (cães que tem rotina para comer "funcionam como um reloginho") e nada aconteceu, você pode deixá-lo no crate e aguardar um pouco mais. Solte-o, um pouco mais tarde, no local desejado, espere que ele faça suas necessidades e recompense-o.


O importante é que o cão entenda que ele vai ser recompensado quando fizer suas necessidades no lugar certo. E utilizar o crate para não precisar ficar correndo atrás do cão 24h por dia auxilia muito!


Lembretes importantes:

- Crate não é prisão! Muito cuidado para não exagerar. (Dormir no crate) + (3h diurnas de crate fechado) são o máximo que eu recomendaria.
- O crate nunca deve ser utilizado como castigo.





Se mesmo depois de todos estes posts sobre a utilização so crate, você ainda não gosta da idéia de utilizá-lo, então, a melhor solução para educar seu cão é mesmo andar atrás dele o dia inteiro, se quiser ensiná-lo a fazer xixi e cocô no lugar certo.



Leia mais:

>>> Idade para iniciar o crate
>>> Tamanho ideal do crate
>>> Aprenda a usar o crate
>>> Dog crates
>>> Crate is grrrrreat