quarta-feira, 19 de maio de 2010

Xixi e cocô no lugar certo

Estima-se que, nos EUA, 25% dos cães residentes nos abrigos dos EUA são abandonados porque seus proprietários não conseguiram lidar com as questões do xixi e cocô pela casa toda. Há ainda estudos estatísticos sobre o mesmo tema, sugerindo que 25% das visitas veterinárias envolvem preocupação sobre este assunto.

A partir destes números, está claro que:

- xixi e cocô no lugar está é uma questão para os pais humanos
- o treinamento com sucesso pode salvar milhares de cães do abandono

Certamente, uma das razões do treinamento falhar é a incessante tentativa dos pais humanos olharem os cães como "humanos de 4 patas".
Mas, cães não são pessoas! Parece óbvio, certo? Mas, por incrível que pareça, não é...
Quando seu cão faz, o que é natural para ele, e você desaprova (na linguagem humana), ele simplesmente não entende!!!

Princípios básicos do treinamento do cocô e do xixi no lugar certo:

Antes de mais nada, você precisa saber que seu cão pode ser treinado a qualquer idade.
Há 03 (três) coisas que garantirão o sucesso da sua empreitada:
- constância
- reforço positivo
- paciência


1) Nunca deixe seu cão destreinado sozinho
Nem mesmo por 1 minuto! Nesta fase, você precisa estar perto para reforçar o que ele fizer de correto, desta maneira, ele entenderá o que você quer ensinar.

2) Tenha uma rotina de horários para alimentar seu cão
Não deixar a vasilha com comida disponível para seu cão o dia todo é importante por várias razões, mas, para quem está treinando o cocô no lugar certo é essencial!
Filhotes tendem a fazer o #2  logo depois que se alimentam e cães adultos tem sua função intestinal bem previsível com a rotina da alimentação.

3) Recompense seu cão sempre que ele fizer o xixi e o cocô no lugar certo
Como os cães que eu conheço não falam português, recompense-o com um tom de voz doce e gentil.
Todos os cães que conheço falam o "língua dos petiscos", portanto, não deixe de recompensá-lo com petiscos deliciosos quando ele fizer o xixi e o cocô no lugar certo.
Mas, atenção: guarde os petiscos para oferecê-los como recompensa! É proibido oferecer petiscos deliciosos gratuitamente. O cão deve fazer por merecê-los!!!


4) Não puna seu cão por erros
Este pode ser o princípio mais difícil de seguir, mas é de fundamental importância.
Sim, é frustrante, decepcionante e enlouquecedor quando um membro da família de quatro patas parece não querer colaborar com o treinamento.
Eu não sei onde a "técnica" de esfregar o nariz do um cão em seu excremento surgiu, ela é inadequada,  insalubre, e inútil, no mínimo. 





Lembrem-se que ensinar o cocô e o xixi no lugar certo é mais fácil para filhotes, que para cães crescidos. Portanto, papais e mamães dos meus bebês, não desperdicem o meu trabalho!!! Certamente, vocês vão se arrepender depois...


>> Texto adaptado de Dra. Mercola