terça-feira, 8 de junho de 2010

O Blog Responde! Xixi e cocô no lugar certo

Tamara
deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Xixi e cocô no lugar certo
":


Olá Camili!!!

Tenho um filhinho, o Olacir, e ele está commpletando 5 meses dia 05/06.
É a alegria da casa, às vezes dá vontade de chorar de tanto que o amo...

Mas temos um probleminha com o Olacir... ele não faz coco e xixi no ligar certo de jeito nenhum... se estiver solto! Acredite!

Olacir (infelizmente) fica sozinho até às 17:30h, horário que eu e meu marido chegamos em casa... nesse período ele fica na cozinha, com uma aéra boa, água à disposição, caminha e brinquedos. Durante o dia ele faz as necessidades no jornal direitinho, sem lambuzar nada. Tudo bem que se atrasamos um pouco por conta do trânsito ou qualquer outro fator, ele pica o jornal todo... mas ainda sim faz o xixizinho e o coco no jornal... picado!
Sempre qúe vejo ele fazendo o xixi certinho (quando estou na cozinha, preparando o jantar, por exemplo) o recompenso com petiscos, queijo branco...

Agora, é só abrirmos a porta e tcham... coco na sala, xixi no quarto... é uma loucura, ele não volta na cozinha de jeito nenhum!

Será porque fica preso lá o dia todo? É medo ou birra? É normal?

Já espalhei jornal pelos cômodos (onde ele costuma fazer o xixi), mas não dá certo... ele faz do lado do jornal, mas não NO jornal!

Por favor me ajude... estamos pensando em comprar uma fêmea para fazer companhia ao Olacir, mas uma das questões que ainda me fazem pensar duas vezes é não ter conseguido nem ensiná-lo a fazer as necessidades no lugar certo.

Beijão!
Tamara.


--//--

Olá Tamara!  Seja bem vinda ao blog!

A questão central do seu problema baseia-se em apenas um fato: BULDOGUES FRANCESES SÃO CÃES INCAPAZES DE LIDAR COM A SOLIDÃO. Isso, inclusive, já foi cantado e declamado várias vezes aqui no blog. 

Passar o dia inteiro sozinho é contra-indicado para frenchies. Frenchies são cães sociáveis, carentes emocionais por natureza. Não me espanta que, quando você e seu marido chegam em casa, ele não queira retornar para a senzala cozinha, por mais arejada e repleta que brinquedinhos que seja. Frenchies gostam de gente! Aliás, todos os cães precisam relacionar-se, nenhum cão aprecia a vida solitária.

Ensinar a fazer xixi e cocô no lugar certo é uma questão que envolve CONSTÂNCIA, PERSISTÊNCIA & PERSEVERANÇA. Entretanto, se você passa o dia inteiro fora de casa, como pode haver "constância" no treinamento e no condicionamento positivo?

Realmente, vai ficar bastante difícil de ensiná-lo se você e/ou seu marido não tirarem férias prolongadas (essa é a minha sugestão, se você quer mesmo ensinar o Olacir a fazer suas necessidades no lugar certo). O cão precisa ser recompensado TODAS AS VEZES que fizer o que você deseja, para associar o bom comportamento à recompensa.

Você vai precisar ser PACIENTE e muito PERSEVERANTE, porque ele associou a cozinha a uma senzala (no sentido quase literal da palavra) e, para ficar dentro de casa, você terá que andar o tempo TODO atrás dele. Assim que ele começar a fazer a "dança do cocô ou do xixi" (andar em círculos, cheirando o chão), leve-o gentilmente ao local onde deve fazer suas necessidades e, assim que fizer, recompense-o. Aprender a fazer xixi e cocô no lugar certo pode demorar, principalmente se ele está resistente a ir sozinho para o lugar certo.

Por fim, não lhe sugiro adquirir outro frenchie. Você já não tem tempo para se dedicar ao seu, já pensou que caos seria 2 frenchies requerendo a sua atenção?

A verdade nem sempre é fácil. Me desculpe por ter que dizê-la, mas você perguntou, né?

Boa sorte!

Camilli





Leia mais:


>> Razões para não ter um frenchie V
>> Temperamento do buldogue francês
>> Frenchie problems
>> O Blog Responde! O Buldogue Francês e a solidão
>> O Blog Responde! O frenchie e suas demandas
>> Irracional é o cão?
>> Eu, sozinho??