sábado, 24 de julho de 2010

Castração X Controle da leishmaniose canina

A leishmania sp. é o protozoário causador da leishmaniose canina e humana
Embora os cães não sejam os únicos hospedeiros naturais da leishmania - outros mamíferos também podem ser, incluindo o gato - ainda são, do ponto de vista epidemiológico, o maior grupo.

A maneira que o governo brasileiro encontrou de tentar impedir a disseminação da doença foi exigindo, por enquanto, através de uma portaria, a eutanásia dos cães portadores da leishmania. (essa portaria está sendo contestada juridicamente pela Anclivepa e por inúmeros proprietários que tratam seus cães)

A matança indiscriminada de cães está sendo mal-suscedida. O mosquito é mais rápido que os agentes de saúde da prefeitura. A eutanásia dos cães portadores não diminuiu o avanço da doença, o número de cães soropositivos cresce a cada dia.


Entretanto, é fato que a diminuição e o controle da população canina são medidas essenciais no combate à leishmaniose. Portanto, ao invés de adotar medidas de extermínio, deveriam ser adotadas medidas de controle de natalidade. Não parece óbvio?

Contudo, é preciso que os proprietários dos cães sejam conscientes a este respeito. Nesta postagem do Cachorro Paraguaio, a Cristina mencionou a taxa de natalidade dos cães domiciliados, semi-domiciliados e errantes. Você já parou para pensar o que acontecerá com os filhotes e descendentes, daquele cão que você cuida, na porta de casa? Você já parou para pensar o que acontecerá com os filhotes e descendentes, do seu cão, que você ama tanto?

Nunca? Então comece.



A LEISHMANIOSE ESTÁ AÍ.
Quem não atua na solução de um problema, certamente faz parte dele.





Em tempo: há quem diga que a região da Pampulha é um dos locais mais infectados com mosquito da leishmaniose, em Belo Horizonte. Não sei se é verdade, mas pode ser. Há muitos parques, muita área verde, o zoológico. 
Pois é, o zoológico! Sabendo que vários mamíferos podem ser portadores da leishmania sp., será que testaram os animais do zoológico? E se forem soropositivos? Vão cometer crime ambiental e eutanasiar um daqueles animais?
Eu gostaria de saber se os primatas e os felinos já foram testados... Ou será que eu sou a única a ter esta idéia brilhante?!?