quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Queda de pelos em frenchies

Nos idos tempos em que meus adorááááveis frenchies comiam apenas ração, eu acreditava que perder muito pelo, no dia-a-dia, era "normal" da raça, afinal, tudo que você lê sobre frenchies diz que eles são cães que soltam muito pelo continuamente!

Entretanto, depois que aderi à alimentação natural, a queda de pelos acabou, então, cheguei à conclusão óbvia de que qualquer deficiência nutricional reflete rapidamente no pelo o cão.

Portanto, fica a correção:  Frenchies alimentados com ração perdem pelo continuamente. Frenchies alimentados com alimentação caseira balanceada não perdem pelo continuamente.

Mas, é importante compartilhar que, mesmo alimentando os frenchies com "comida de verdade", em  determinadas épocas do ano, há perda considerável de pelo. Mas, a perda de pelo não é mais diária e contínua, ela é pontual e intensa. É o que os veterinários chamam de perda de pelos sazonal.

Pelo que li, a perda de pelos sazonal costuma acontecer no início da primavera e no fim do verão!


Muitos dos meus frenchies adultos estão na fase de perda de pelos sazonal!
E o seu frenchie? Também está perdendo mais pelos agora?
E o seu não-frenchie?
:-)





Mas, atenção! Se houver perda de pelos que forme buracos na pelagem, coceira, vermelhidão na pele ou qualquer outro sintoma suspeito, leve seu cão ao veterinário.


Curiosidade: Você sabia que é um grande engano acreditar que cães de pelo longo tem maior queda de pelos que cães de pelo curto?
O pelo é geneticamente programado para crescer até o seu tamanho máximo, permanecer no folículo e, então, cair. Portanto, quanto mais curto o pelo, mais rapidamente cairá!
Cães de pelo curto tem maior queda de pelos que cães de pelo longo.

:-)