quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Frenchie fazendo schutzhund?

Já vi vários tipos de frenchies "diferentes"... frenchie azul, frenchie com cor de rottweiler, frenchie peludo, frenchie de cauda longa, frenchie de orelha caída, frenchie de focinho longo, frenchie de 18 kg... é uma longa lista. Mas, todos estes possuem uma característica em comum: são cães de companhia.

Entretanto, ontem, tive a infelicidade de ver este vídeo, onde o frenchie está sendo treinado para ataque. Estou profundamente chateada. :-(





Frenchies são cães adoráveis!
Dóceis por natureza e absolutamente amáveis. Sua "função para guarda", ainda descrita no padrão, limita-se a algumas caretas e, talvez, latidos, quando um estranho invade seu território sem a presença do seu amado humano de estimação. Frenchies nunca serão cães de guarda e proteção.
Aliás, nem possuem estrutura física que os permita isso. Basta olhar atentamente como o cãozinho do vídeo ficou cansado e com a língua roxa (sinal de falta de ar) durante o tempo que atacou o treinador. Esforços deste tipo podem matar um bulldog francês.

É muito desolador imaginar que estão usando nossos amados frenchies para propósitos inadequados.

Com tantas raças caninas de guarda adequadas para schutzhund, foram escolher logo os frenchies?


>>> Antes que façam confusão: não tenho nada contra o schutzhund, desde que o treinamento seja com as raças caninas adequadas.  Schutzhund com cão de companhia não dá! Este treinamento para um maltês e um frenchie me causam o mesmo terrível impacto.