quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O Blog Responde! Limão na água

Muitas pessoas me escreveram estes últimos dias perguntando "Por que colocar gotas de limão na água nos dias muito quentes?"

O limão tem a incrível propriedade de tornar a saliva menos espessa, imediatamente após seu uso.
(Ainda não sei a explicação bioquímica deste fenômeno - se alguém souber, por favor, fique à vontade para explicar)




Isso é paticularmente importante no verão, porque não raro, num episódio de calor intenso, a saliva grossa dos cães é responsável por engasgos. Dependendo da predisposição do cão, estes engasgos podem caminhar para uma pneumonia por aspiração - mais comum nos cães braquicefálicos, nos cães velhinhos ou com alguma doença sistêmica debilitante.

Em um episódio de hipertermia, quando a saliva do cão está ultra espessa e definitivamente provoca engasgos, dificultando a respiração, a utilização das gotas de limão diretamente na boca do cão podem fazer a diferença entre a vida e a morte do orelhudo.

Por isso, neste verão, se você for passear com seu au-au, não deixe de pingar gotas de limão na água que ele bebe para evitar o espessamento da saliva.
Caso ele já esteja com a saliva bem grossa, não hesite em pingar gotas de limão diretamente na boca do seu cão. A saliva dilui imediatamente, como mágica!

Todo cuidado é pouco neste verão infernal.
Qualquer cão pode ter uma crise de hipertermia, não só os braquicefálicos.
Fiquem atentos !