segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O Blog Responde! Cães e vegetarianismo

Oi Camilli,

leio seu blog e adoro tudo que você escreve. Pretendo adquirir um frenchie em breve e já estou me preparando para a sua chegada. Entretanto, sou vegetariana e não me convenço que cães precisam de carne para viver.

Um abraço,

Adriana (SP/SP)

--//--


E-mails como os da Adriana estão se tornando cada dia mais comuns em minha caixa de mensagens.

Não é só com relação à alimentação que há uma tendência quase patológica em humanizar os cães; há uma busca insana por roupas, perfumes, sapatos, jóias, manicure, pedicure, spas para pets e, não raro, espera-se um comportamento humanizado dos animais de estimação.

Mas, voltando à dieta vegetariana para cães, ela é possível, embora não recomendada, principalmente porque a soja (fonte de proteína) é um produto de alta alergenicidade para cães. Para frenchies, a complicação extra é que a dieta rica em grãos não é muito bem vinda pelo intestino deles.

No Cachorro Verde há uma modalidade especial de dieta vegetarina para cães, confira. Entretanto a própria editora do site, aluna da pós-graduação de Nutrição Pet da UFLA, afirma que essa não é a melhor modalidade de dieta para cães, porque cães são fisiologicamente carnívoros.




Ano passado, li a reportagem Por que urso panda não come carne? e acho que posso fazer uma excelente analogia neste momento.

Apesar de ter o sistema digestivo igual ao de animais carnívoros, o panda gigante, diferentemente de outros ursos, tem uma dieta vegetariana. Em seu habitat, as florestas chinesas, ele se alimenta de brotos de 30 espécies de bambus. Como esta planta não é um alimento muito nutritivo, o panda precisa comer até 40 quilos do vegetal por dia.

Certamente, se o panda comesse carne, precisaria de comer menor volume de alimento para satisfazer suas necessidades alimentares proteicas - que são muitas em um animal de 100 kg!

Se o seu cão pesa 10 kg, você acredita que ele comeria 4 kg de vegetais diariamente, afim de virtualmente suprir suas necessidades nutricionais?


Respeito profundamente todos os tipos de dietas que tem por objetivo tornar o indivíduo mais saudável. Acredito que vegetarianismo pode ser bom para humanos, melhor ainda para cavalos!
Mas, para cães - e pior ainda, gatos -  é uma insensatez. Já pensaram que contrassenso forçar um coelhinho a uma dieta carnívora?


"A ciência não passa do bom senso exercitado e organizado."
Aldous Huxley - Escritor inglês





Textos interessantes relacionados ao vegetarianismo: