sábado, 8 de janeiro de 2011

ThunderShirt e a máquina do abraço

Confesso que quando li o livro O bem-estar dos animais de Temple Grandin, morri de agonia ao imaginar o relato daquela mulher que dizia precisar da máquina do abraço para se acalmar.

Assisti ao filme que foi feito sobre a vida dela e mais uma vez, a máquina do abraço estava lá para me aterrorizar. Segundo relata o filme, o gado fica mais tranquilo quando é submetido ao dispositivo que o envolve, produzindo bastante propriocepção.


Essa é uma "máquina do abraço" moderna, criada de acordo com o modelo de Temple Grandin, para desestressar o gado. Fonte: www.molysilencerchutes.com/Testimonials.htm


Foi a partir da percepção do comportamento do gado que Temple Grandin resolveu construir a sua própria máquina do abraço:


O repórter Daniel Zwerdling experimenta a máquina do braço de Temple Grandin: "Senti medo num  primeiro momento, achei que iria me apertar até a morte. Mas depois de alguns minutos, me senti muito, muito bem."


Bem...
Há algumas semanas, recebi a propaganda da ThunderShirt, a máquina do abraço para pets - que não é literalmente uma máquina, mas sim uma camisa que provavelmente produz  propriocepção semelhante.  No Brasil, está sendo vendida pela BitCão.



Honestamente, lembrar a Temple Grandin saindo de sua crise existencial dentro daquele dispositivo maluco me dava muita agonia e eu não simpatizei com o produto, assim que tomei conhecimento dele.

Mas, aí, a Carina, sempre interessadíssima em qualquer tecnologia que possa transformar seus dogs em verdadeiros monges budistas, mais emocionalmente equilibrados que ela própria, globalizou lá no twitter: VOU COMPRAR A THUNDERSHIRT!
E comprou mesmo. 
E usou mesmo.
E escreveu suas percepções sobre a máquina do abraço canina. Confira, lendo aqui.
E me convenceu mesmo.

Olha... sei lá, viu?
Já consigo pensar na máquina no abraço sem sentir agonia. 
Se você gostou da ideia e quiser construir uma máquina do abraço para você, dê uma lida aqui. Ah, e volte aqui para contar o seu relato!

Comprou a ThunderShirt para seu dog? Volte aqui e dê seu parecer!
Honestamente, não tenho opinião formada sobre o uso dela para frenchies em tempo de calor. 
Acredito que o ambiente tenha que ser bastanteeeee fresco e/ou refrigerado para que um cão braquicefálico - com dificuldades naturais de compensação térmica - não descompense com o uso de uma roupinha apertadinha né?


Estou curiosamente intrigada com o uso dessas máquinas do abraço. Confesso.