terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Planejando a vinda de um cão para casa?



- Crie uma agenda que inclua 45-60 minutos de caminhada por dia pela manhã. Isso é crítico para a saúde física e mental do cão.

- Reserve um tempo todos os dias para exercitar mentalmente seu cão, mantendo as regras e limites definidos. Quando essa linguagem está clara, o carinho que você oferece para o seu cão vai ser canalizada como uma recompensa! Faça muito enriquecimento ambiental se quer ter um cão emocionalmente equilibrado (quem não quer?).

- Comprometa toda a família antes de trazer um novo cão para casa. Discuta as responsabilidades de cada um.

- Certifique-se de encontrar uma raça que se adequa ao seu estilo de vida. Por exemplo, raças mais ativas, como de caça, de trabalho ou de pastoreio, precisam de mais atividade física para estarem física e emocionalmente bem. Mas, lembre-se, raça não é destino. Procure saber sobre o nível de energia do cão antes de levá-lo para casa. (Observação minha: tenho visto muito bulldog francês loucamente pilhado por aí, por falta de atividade física e mental!)

- Não permita que seu cão tracione a guia nos passeios.

- Peça que seu cão faça alguma coisa (Sente! Dê a pata! etc.) ao invés de oferecer-lhe gratuitamente seu brinquedo ou sua comida. Desta maneira o cão aprende que ele tem que fazer por merecer o objeto do seu deleite!

- Faça uma reserva financeira para despesas inesperadas, como gastos médicos ou aulas de treinamento. Lembre-se que um cão saudável e educado é um companheiro maravilhoso.

- Lembre-se que cães não sonham com caminhas ou roupinhas luxuosas. Eles precisam de proprietários estáveis, constantes no processo educativo, dedicados e que demonstrem seu amor da maneira que eles entendam.