quinta-feira, 10 de março de 2011

O Blog Responde! Dúvidas sobre a castração

Olá Camilli, tudo bem?

Tenho um Bulldog francês macho de 6 meses e estou no dilema da castração. Dilema pelo seguinte: ele é um cachorro de apartamento, muito calmo, não tem um comportamento dominante, não é um cachorro elétrico, nunca demonstrou agressividade com outras pessoas e outros cães, enfim, é um ótimo cão. Até agora não deu trabalho nenhum. 

Eu não vou colocá-lo para cruzar, pois não sou criadora e sou contra o cruzamento irresponsável de cães. Acredito que se os donos fossem mais responsáveis não haveria tanto cachorro abandonado nas ruas, tantos desvios nos padrões das raças, entre outros problemas.
Mas, pelo que eu li sobre a castração, ela vem sendo utilizada para sanar um problema (fuga dos machos para cruzar, agressividade, dominância, demarcação de território, controle populacional, etc). Comigo ainda não aconteceu nenhum dos problemas citados e não vou cruzá-lo, por isso, fico na dúvida se devo ou não castrar meu cachorro. 

Mas será que esses “probleminhas” ainda não aconteceram por que ele só tem 6 para 7 meses? Será que o comportamento dele vai mudar muito daqui para frente? 
Eu não sou daquelas pessoas que quando houve falar em castração diz: “Ah, coitado do seu cachorro, não faz isso com ele.” 
A minha dúvida é com relação a ele, porque ele é muito tranquilo, muito passivo, calmo até demais, tanto que assim que ele chegou na minha casa eu achei que havia algum problema, pois de tão calmo ele parecia estar apático, chegou muito tímido e se soltou muito aos poucos. Penso que em alguns casos a castração não é caso de urgência. Será que esse meu pensamento está correto? E se a castração for realmente indispensável em qualquer caso, devo fazê-la mesmo até os 6 meses ou posso esperar meu cachorro amadurecer mais? Pelo que andei lendo, a castração precoce pode deixar o cão um pouco maior que o normal, procede?

Agradeço muito se puder me ajudar.

Abraços e tudo de bom!!
Juliana


--//--

Olá Juliana!
Como é bom ler e-mails de pessoas sensatas como você! Dá um enorme prazer em responder. :)

Se você fosse a proprietária de uma fêmea, eu não hesitaria em lhe sugerir para castrar logo, uma vez que há predisposição para piometra na raça. Mas, com machos, que vivem "confinados" em apartamentos podemos respirar um pouco mais e fazer algumas considerações.

A castração precoce - embora não esteja estabelecido o que seja ou quando seja "precoce" - faz com que as extremidades ósseas demorem um pouco mais a fechar. Por isso os ossos longos crescem um pouco mais. Entretanto, segundo o veterinário ortopedista Leonardo Maciel, este crescimento é na ordem de milímetros!

Aos 6 meses de idade um frenchie deve ter quase alcançado o seu tamanho de adulto. Se o seu frenchie ainda for muito pequeno, considere a possibilidade de aguardar mais um pouco.

Na idade que seu frenchie está, ele ainda não sofreu os efeitos máximos da testosterona. O pico deste hormônio costuma ocorrer por volta dos 8 meses de idade. Nessa época, frenchies tendem a ficar mais implicantes com outros cães machos e mais "curiosos" com as fêmeas.
Por isso, sugiro que a castração ocorra nesta época para que o proprietário possa ter qualidade de vida social com seu cão. Acredite, é muito chato sair com um frenchie que implica com outros cães na rua e que não dá sossego para as cadelas!

Com relação ao temperamento: você é a abençoada proprietária de um frenchie tranquilo! Diariamente, recebo e-mails e ligações de pessoas desesperadas porque seus frenchies são elétricos e destruidores. Frenchies são cães de companhia. Cães de companhia devem ser tranquilos!

Se eu fosse a proprietária de um único frenchie macho, o teria castrado por volta dos 8 meses de idade.

Espero ter ajudado.

Camilli

Fonte: French Bulldogs Rules