quarta-feira, 30 de março de 2011

Vacina CaniLeish®

A vacina CaniLeish® é a vacina contra leishmaniose canina recém lançada na Europa pela Virbac.
Acredito eu que, da mesma maneira que a Leishmune® e a LeishTec® não funcionam para o tipo de leishmania européia, a CaniLeish® também não funciona para a leishmania encontrada no Brasil.

Por aqui, as vacinas contra leishmaniose canina foram aprovadas apenas como quimioterápicos - não como vacinas (PERGUNTE-SE POR QUE). Na Europa, a CaniLeish® já foi registrada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMEA).

Segue a boa notícia para o povo d´além mar:

Leishmaniose canina: a vacina CaniLeish * ® obtém um registo europeu

Carros - França, 17 de março, 2011

Após a apresentação do dossiê de registo com a Agência Europeia de Medicamentos (EMEA) no início de 2010, o CMV, o Comité dos Medicamentos para Uso Veterinário da EMA, emitiu um parecer favorável em 13 de Janeiro de 2011 para CaniLeish ®, a primeira vacina contra leishmaniose canina na Europa. Em 14 de Março, a Comissão Europeia confirmou o seu parecer pela concessão Virbac um registo europeu para esta vacina.

CaniLeish ® será inicialmente lançado em Portugal no final do primeiro semestre de 2011. Isto será seguido rapidamente por lançamentos em outros países na área endêmica: Espanha, França, Grécia e Itália (não por ordem cronológica). Este roll-out tem em conta a prevalência geográfica da doença eo tempo necessário para construir a produção de vacinas até a capacidade total. O lançamento, em países europeus do norte, de onde há um fluxo de visitantes no verão para a área endêmica farão parte de uma segunda fase.

* A vacina CaniLeish ® foi desenvolvido pela BVT (Bio Veto Test), uma filial a 100% do VIRBAC, em parceria com o IRD (Institut de Recherche pour le Développement), e R VIRBAC & D equipes. Este projeto é baseado em uma invenção patenteada pelo IRD relacionados com a cultura de leishmania, no qual IRD concedeu uma patente exclusiva de BVT para o mercado veterinário.



Obrigadíssima a querida Vivi Vieri, sempre antenada quando o assunto é prevenção de leishmaniose canina!