quarta-feira, 6 de abril de 2011

O Blog Responde! Crusted Nose

Olá Camilli,

Já faz um bom tempo que noto o focinho da minha frenchie bem ressecado na parte superior. Na parte frontal (em volta das cavidades) ele é hidratado, porém no topo ele chega a ficar "espetado" e as vezes ferido.

O vet recomendou passar óleo de amêndoa, o que dá um efeito positivo. Mas depois que cesso o tratamento ele resseca novamente. Já se deparou com alguma situação semelhante? Pode ser da anatomia do BF de não alcançar a língua e/ou o fato de "socarem" o focinho para cheirar superfícies?

Beijocas!

Adriana

--//--



Olá Adriana!

Essas rachaduras no focinho podem acontecer mesmo, não sei o nome em português, mas em inglês é crusted nose.
Se não incomoda o cão, se ele vive feliz com isso e não lhe causa problemas, a minha recomendação seria deixe quieto!
Entretanto, se as rachaduras estão profundas a ponto de provocar sangramento é importante proteger a pele. Melhor que o óleo de amêndoas é um óleo chamado Dersani, que possui efeito cicatrizante. Ele pode e deve ser utilizado quando o focinho está profundamente rachado.

Se as rachaduras forem superficiais e ainda assim forem um problema estético para você, há a possibilidade de esfoliar o focinho com uma gaze úmida e hidratar a sua pele com pomada de bumbum de bebê (Hipoglós ou Dermodex). Mas, isso deverá ser constantemente feito, uma vez que é a poluição, ar seco, etc., que ressecam a pele do narizico do seu frenchie.

Abraços,

Camilli