quarta-feira, 22 de junho de 2011

O Blog Responde! Meu frenchie vai ficar agressivo com AN?

Olá Camilli,


tenho muita vontade de oferecer alimentação natural (crua) para o Pépe. Mas, já ouvi falar que cachorro que come o sangue da carne crua fica muito agressivo.
Qual a sua opinião? Poderia me ajudar?


Obrigada,


Luiza

--//--


Olá Luiza,
antes de tudo vamos esclarecer várias coisas!

O sangue circula pelo corpo somente dentro das veias e das artérias. Quando ocorre o abate de um animal (bovino, suíno, etc.), parte do sangue é drenada para fora de seu corpo e outra parte permanece inteiramente coagulada dentro de seu sistema circulatório.
O sangue tem a cor vermelha devido a presença uma molécula transportadora de oxigênio chamada hemoglobina.

A carne que nós comemos e que oferecemos aos nossos cães (crua ou cozida) é o músculo do animal abatido. Músculos são vermelhos porque as células musculares contém em seu interior uma molécula chamada mioglobina. Quanto maior a atividade daquele músculo, maior concentração de mioglobina ele terá.
Portanto, o líquido que sai da carne não é sangue! É água com mioglobina.




Entendeu porque seu cão não estará ingerindo sangue ao comer a carne crua? ;-)

Outro ponto importante é que apenas livres na natureza os animais tem acesso ao sangue da presa, no momento do abate.  Mas, o fato de serem selvagens não significa que são agressivos - a prova disso é que grande parte dos animais convive harmonicamente em bandos.

Também podemos usar o sangue em iguarias da nossa culinária.
Aqui em casa, o prato predileto do meu filho do meio é frango ao molho pardo. Quem conhece a iguaria, sabe que o "molho pardo" contém justamente o sangue drenado do frango no momento do abate. Não discuto o mal gosto gastronômico, mas é fato que meu filho é tranquilíssimo, mesmo depois de comer MUITO frango ao molho pardo! :-)



Abraços,

Camilli