sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O Blog Responde! Iogurte natural caseiro

Camilli,

você disse que faz iogurte natural em casa igual ao site Cachorro Verde.
Quando eu era pequena, me lembro da minha mãe jogando miolo de pão dentro do leite para fazer iogurte.
Posso fazer isso também?

Adoro seu blog!

Luiza

--//--




Olá Luiza!

É possível fazer iogurte caseiro de várias maneiras. Usar o miolo de pão é uma delas. Adicionar suco de limão é outra.
Entretanto, só quando se adiciona o iogurte natural (ou o envelope de batérias em pó) é que se consegue fazer um iogurte com baixos teores de lactose.

Explico melhor:
> O leite é rico em um carboidrato chamado lactose.
> O alimento das bactérias do leite/iogurte são os carboidratos (lactose).
> Quando as bactérias do leite/iogurte (lactobacilos, por exemplo) se alimentam de carboidratos (lactose), elas produzem ácido lático. Este ácido irá talhar o leite e obteremos nosso almejado iogurte.

Mas, se eu colocar miolo de pão no leite, as bactérias consumirão o carboidrato deste alimento (amido/glicose) e a lactose permanecerá lá! Se eu usar o suco de limão (ácido) ele mesmo talhará o leite a a lactose permanecerá no leite da mesma maneira.

Como muitos cães tornam-se intolerantes à lactose depois do desmame, considero mais prudente fazer o iogurte a partir do processo que utiliza a lactose como alimento bacteriano! Desta maneira, o produto final será um iogurte com índices baixos de lactose.

Um cuidado importante deve-se ter ao fazer o iogurte caseiro: lavar cuidadosamente as mãos antes de iniciar o processo. Porque, se o leite for contaminado por enterobactérias, ao invés da produção de ácido lático, teremos a produção de ácido fórmico - aquele veneninho que as abelhas e formigas produzem.

Abraços,

Camilli


Importante: use o leite de saquinho para fazer iogurte, com o leite de caixinha não costuma dar certo porque ele é esterelizado (não contém bactérias). Para cada litro de leite, use um potinho de iogurte.