quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Hipertermia em frenchies

Buldogues franceses estão na listinha de cães que sofrem hipertermia (aumento da temperatura corporal) facilmente quando a temperatura ambiente está elevada e/ou em situações de muita ansiedade.




Frenchies com temperatura corpórea superior a 39,5º C entram em quadro de hipertermia. 
Quando a temperatura excede 41,5º C, a função celular fica seriamente prejudicada e há perda da consciência. Nesses casos, é comum haver falência renal, falência hepática e acometimentos neurológicos.

É impossível não fazer o diagnóstico de um quadro de hipertermia, porque os sinais são muito óbvios e pioram progressivamente. São eles:
  1. respiração ofegante
  2. salivação excessiva, saliva grossa e espessa
  3. cianose de mucosas (língua azul ou roxa)
  4. vômito
  5. diarreia
  6. depressão física (a partir daqui, o problema está gravíssimo...)
  7. desmaio
  8. óbito

Portanto, se seu frenchie já começou a ficar ofegante, como esses do vídeo, remova-o do calor (carro quente, sol, etc.), parece de exercitá-lo (se for o caso) e comece a refrescá-lo imediatamente.





Para resfriá-lo imediatamente, nada substitui um banho de água gelada. Molhe-o por completo e enfatize os esforços na região do abdômen e axilas até que a respiração volte ao normal.

Se você precisa sair de casa com seu buldogue francês, em um dia quente, leve uma garrafa pet cheia de água gelada (se parte da água estiver congelada, melhor), um potinho para ele beber água e uma "toalha gelada" (clique aqui para saber como ela funciona). A toalha gelada também é uma excelente opção para usar dentro de ambientes que não têm ar-condicionado.


Huba fresquinho usando a toalha gelada da Dogzilians 


Já tive várias marcas de toalhas geladas e sempre as usei para refrescar meus frenchies - sou bastante precavida quando o assunto é hipertermia em buldogues franceses. Recentemente adquiri uma da Dogzilians e adorei o fato de ela ser muitooooooo maior que as minhas anteriores. Super recomendo!

A Dogzilians está no Instagram e no Facebook. ♥



Leo usando sua toalha gelada em 2009,
acessório indispensável para quem tem frenchies
e outros cães braquicefálicos.





Receba os posts por email:

Delivered by FeedBurner

siga-nos: