quinta-feira, 3 de março de 2016

Focinho áspero e ressecado em buldogues franceses

O focinho "rachado" dos buldogues franceses é tecnicamente chamado de hiperqueratose nasal, mas também apelidado de crusty nose ou focinho ressecado.



"focinho rachado" é um problema que a 
maioria dos frenchies apresenta



A aparência áspera e a sensação de "pele espessa" decorrem da produção exagerada de uma proteína, na superfície do focinho, chamada queratina - por isso o nome hiperqueratose nasal.

Na maioria das vezes, não há motivos para nos preocuparmos com isso, porque a hiperqueratose é apenas decorrente do ressecamento da mucosa do focinho. Então, para resolver o problema, basta hidratá-la!

Também podemos observar ligeira hiperqueratose nas partes do corpo do cão que entram em contato com o chão, frequentemente, como coxins plantares ("sola" das patinhas) e cotovelos. Quando ocorre nos locais de atrito, recebe o nome de "calo de apoio". Essa camada extra de queratina protege a pele, evitando que se machuque com o atrito constante.

Humanos também desenvolvem hiperqueratose, principalmente, nos dedos (calos provocados pelo lápis/caneta) e nos calcanhares dos pés (que engrossam e "racham").

Nós já recomendamos vários produtos diferentes para o tratamento da hiperqueratose. Entretanto, recentemente, descobrimos a pomada hidratante da Sabedoria Pet, que é a base de vários óleos medicinais (amêndoas, coco e manteiga de karitê), não contém produtos químicos em sua fórmula, não possui cheiro e tem um precinho lindo demais! Essa pomada é um item que não pode faltar no kit-frenchie. Basta aplicar 2 ou 3 vezes por dia e pronto!



Focinho lindo hidratado com a pomada da Sabedoria Pet



Não possuir cheiro é uma importante qualidade para qualquer produto que usamos em nossos frenchies. O olfato dos cães é, pelo menos, 100 vezes mais apurado que o nosso. Já imaginaram a tortura que deve ser, para um cão, ter que suportar os cheiros que adoramos? 

► A Sabedoria Pet está no Facebook e no Instagram. ♥




Receba os posts por email:

Delivered by FeedBurner

siga-nos: