terça-feira, 15 de março de 2016

Manchas de lágrima em buldogues franceses

Alguns humanos de estimação ficam muito incomodados com as manchas de lágrima em seus frenchies. Elas podem ser bem visíveis em cães de pelo claro.



Mancha de lágrimas em buldogue francês


Essas manchas são provocadas por moléculas chamadas porfirinas. As porfirinas contém ferro e, em cães, são excretadas, em quantidades significativas, através de lágrimas, saliva e também na urina.

Quando a porfirina fica em contato com ao pelo branco, as manchas são formadas. Essas manchas relacionadas ao ferro tornam-se mais intensas na presença de luz solar.

Como a porfirina também é secretada pela saliva, frenchies que lambem suas patas compulsivamente podem apresentar os pelos das patas manchados. Cães de outras raças, que possuem pelo longo, podem ficar com a pelagem da lateral do abdômen (que recebe respingos de xixi) manchada também.

Essas manchas são totalmente inofensivas e não provocam nenhum mal à saúde dos seus frenchies. Tê-las não afeta a qualidade de vida de um buldoguito! Por isso, penso que os  pais poderiam relaxar e não se preocupar tanto com elas.

Entretanto, para quem quer eliminá-las, vão alguns ensinamentos: 
  • Não perca tempo limpando compulsivamente os olhos do seu cão. As lágrimas escorrem constantemente e você só vai conseguir machucar a pele do seu buldoguito;
  • Não use sabonetes bactericidas ou fungicidas para lavar constantemente a região dos olhos. Isso só vai irritar a pele, alterar a microflora do local e predispor o local a infecções; 
  • Não existe ração específica para tratar ou curar as manchas provocadas pelas lágrimas. Não se deixe enganar com falsas promessas;
  • A dieta caseira balanceada pode melhorar em alguns casos, mas pode não provocar nenhuma alteração em outros. Não custa tentar, não é mesmo?
  • Algumas pessoas afirmam que remover o frango da dieta (e substituí-lo por outra proteína) ajudou um pouco. Não custa tentar, não é mesmo?
  • Fazer o uso do antibiótico Tilosina melhora bastante as manchas. Entretanto, uma vez que o medicamento é parado, as manchas reaparecem com força total. Para livrar o cão das manchas, esse antibiótico deveria ser ministrado por toda a vida do cão. Mas quem, em sã consciência, faria isso?  Há vários produtos disponíveis no mercado que prometem remover as machas. Fique atento porque a maioria deles contém Tilosina.

Recentemente, tomamos conhecimento de pessoas que utilizam antibióticos à base de metronidazol para remover as manchas. Por favor, não faça isso! Embora o metronidazol seja um excelente medicamento para infecções intestinais, ele também é conhecido por devastar sua microbiota. Restabelecer os micro-organismos normais residentes no intestino é um trabalho hercúleo, que leva meses para acontecer! Esses micro-organismos "do bem" são uma importante linha de defesa e protegem nossos cães contra um sem fim de problemas.  


Curiosidade: acredita-se, erroneamente, que as manchas de lágrimas são causadas pela "lágrima ácida". Não sabemos de onde surgiu esse mito da lágrima ácida, porque o pH da lágrima dos cães é sempre o mesmo, próximo de 6. A mudança do pH da lágrima poderia causar graves lesões oculares!




Receba os posts por email:

Delivered by FeedBurner

siga-nos: