terça-feira, 17 de maio de 2016

Pneumonia por aspiração em cães

Este tipo de pneumonia ocorre quando há a entrada de líquidos e secreções do próprio corpo para dentro dos pulmões. Muitas vezes, o suco gástrico é o conteúdo aspirado e acaba desencadeando um quadro, que precede a pneumonia, chamado pneumonite (inflamação nos pulmões).

Pneumonia por aspiração é uma ocorrência comum em cães braquicefálicos, tais como os buldogues franceses - então, leitores, estejam atentos! Aliás, quando se fala em cães braquicefálicos, qualquer alteração que produza dificuldades respiratórias merece atenção máxima!

Aspirar conteúdos e desenvolver pneumonia pode acontecer, mais frequentemente, nestas situações:
  • Filhotes recém-nascidos: eles costumam aspirar o leite materno e desenvolver pneumonia por aspiração. Aliás, essa é a maior causa de mortalidade de baby-frenchies e ocorre com uma frequência enorme;
  • Crises de hipertermia: o cão produz saliva grossa e espessa durante o episódio de hiperaquecimento e pode aspirar essa saliva durante a crise;
  • Anestesia em cães braquicefálicos
  • Episódios de vômitos e regurgitações;
  • Megaesôfago.

Dificuldade respiratória é um sinal importante de pneumonia. Em geral, ela vem acompanhada de perda de apetite, prostração e febre. Se a pneumonia for muito extensa, poderá estar associada à cianose – coloração azulada das mucosas da boca e da língua, decorrente da baixa oxigenação dos tecidos. A cianose traduz, nesse caso, um sinal de gravidade.

Dependendo do estágio da pneumonia e da dificuldade respiratória, internação hospitalar pode ser requerida.







Receba nossos posts por e-mail:

Delivered by FeedBurner

siga-nos: