domingo, 15 de maio de 2016

Sabonetes e shampoos para cães

Que shampoo você usa em seu cão?


Antes de eu começar a explicar este post, preciso contar a história dele...

No fim do ano passado, meu cabelo foi parcialmente destruído pelo descolorante de um cabeleireiro desatento. Por causa disso, eu já estava sem esperanças, a ponto de fazer um corte estilo Joãozinho, quando me perguntaram: por que você não experimenta a técnica low poo ou a no poo?
Obviamente, eu não tinha ideia do que se tratava... mas, resolvi pesquisar.

A técnica se baseia em parar de usar shampoos que tenham sulfatos e parar de usar condicionadores que contenham silicones insolúveis e/ou óleos minerais. Para verificar isso, basta ler a bula do shampoo e do condicionador.


Substâncias proibidas nas técnicas Lo Poo e No Poo:

Nos shampoos: 

Nos condicionadores:




A pessoa que idealizou a técnica (que eu não sei quem é e nem sei se possui algum embasamento científico) diz que os óleos minerais e silicones insolúveis se impregnam nos fios de cabelo de tal forma que apenas sulfatos potentes conseguem removê-los. O problema é que os sulfatos potentes removem muito mais do que deveriam remover, tornando os fios fracos e ressecando o couro cabeludo - que, em resposta a isso, aumenta a sua produção da gordura protetora (óleo). São os sulfatos os responsáveis por aquela sensação de "aspereza" e limpeza quando lavamos os cabelos. Isso me pareceu muito lógico!

Resumo: resolvi experimentar a técnica e meu cabelo transformou-se da água suja do Rio Tietê, em vinho tinto das encostas ensolaradas do Vale do Loire na França - como mágica!

Foi então que lembrei que indiquei o sabonete Dove no post  Hora do Banho em Frenchies. Mas eu não sabia explicar o porquê de ele ser superior aos outros. Lembro-me que o Akin sempre apresentava seborreia seca (uma espécie de caspa) depois de tomar banho e o vet nunca soube me explicar a razão disso - afinal, eu sempre usava shampoos caríssimos e próprios para cães.

Hoje, lendo a bula do Dove, vejo que ele não contém sulfatos fortes, ao contrário da maioria dos sabonetes e shampoos. O shampoo Johnson's baby, do qual também sou fã para lavar os orelhudos, também não tem! Mas, muitos shampoos "próprios" para cães tem.

Graças ao meu (ex) cabeleireiro desatento, descobri o porquê do sabonete Dove ser superior aos produtos próprios para cães. 

Portanto, sempre que for comprar um shampoo ou sabonete para seu frenchie, leia a bula: se contiver qualquer sulfato forte, não compre! Se for possível, dê preferência àqueles que são constituídos exclusivamente por glicerina e essências.

Você já fez essa experiência? Conte pra nós como ficou o pelo do seu cão!
  



Receba os posts por email:

Delivered by FeedBurner

siga-nos: