sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Plantas tóxicas para cães

Há algumas semanas, nossa leitora, Vanessa Carvalho, entrou em contato relatando o triste episódio de intoxicação quase fatal que seu frenchie sofreu depois de apenas morder pedaços de folhas da planta "espada de São Jorge".

Folha de espada de São Jorge com as mordidas que foram suficientes para intoxicar o buldogue francês da nossa leitora. Assustador, né?


Mesmo sendo carnívoros, cães adoram mastigar grama e outras plantas. Por isso, apesar delas decorarem lindamente casas e apartamentos, precisamos colocá-las em locais de difícil acesso aos animais (e crianças), evitando que eles comam ou entrem em contato com elementos tóxicos.

Entre as plantas ornamentais, as "10 mais causadoras de intoxicação" são estas:

1) Comigo ninguém pode 
É a planta campeã de intoxicação de pets. A intoxicação pode ocorrer por ingestão de qualquer parte da planta ou por contato com a pele. Os sintomas variam desde edema e irritação da mucosa, até asfixia e morte, sempre causando dor intensa. 



2) Copo de leite
A ingestão dessa planta por animais de estimação pode causar irritação das mucosas, dor severa e edema de glote.



3) Antúrio
Todas as partes dessa planta são tóxicas.



4) Avenca
A ingestão dos brotos de avenca é perigosa.



5) Azaleia
Quando ingerida, pode causar distúrbios digestivos durante até 6 horas após o consumo, além de provocar disfunções cardíacas.



6) Bico de papagaio
Possui seiva leitosa tóxica, que em contato com a pele dos animais, pode causar lesões cutâneas e conjuntivite. A ingestão dessa planta pode causar náuseas, vômitos e gastroenterite em gatos e cachorros.



7) Coroa de Cristo
Possui como substância tóxica o látex irritante, substância que ao entrar em contato com o animal de estimação – seja pela pele, ou ingestão – pode causar reações inflamatórias como inchaço, dor e vermelhidão.



8) Espada de São Jorge
Quando ingerida, pode causar até parada respiratória!



9) Espirradeira
Todas as partes dessa planta são tóxicas.



10) Fumo bravo
Essa planta apresenta altos níveis de toxicidade quando ingerida.








Receba nossos posts por e-mail:

Delivered by FeedBurner
https://www.facebook.com/seubuldoguefrances/ https://www.instagram.com/seubuldoguefrances/