sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Atividade física e estimulação mental para manterem seu frenchie saudável!

(Texto adaptado da comportamentalista animal Fúlvia Andrade)

Na teoria, todos sabemos que precisamos exercitar e brincar com nossos cães. Afinal, é bom para eles: são cães e é o que eles precisam fazer.

Infelizmente, nossos dias estão cada vez mais corridos e nossa vida mais estressante: passamos o dia no trabalho, chegamos em casa cansados e ainda temos que levar o Bóris pra passear? Aí o cansaço nos vence e pensamos "ah, um ou dois dias sem passeio não vão matá-la".

Mas, pense comigo: enquanto você está no trabalho, Bóris fica dentro de casa o dia todo, preso e entediado. 

Apesar de termos trazido esses adoráveis animais para o convívio humano, eles ainda são parentes dos lobos e canídeos selvagens! Não foram feitos para ficarem sozinhos o dia inteiro, sem nada para fazer (já reparou em como hoje em dia há mais casos de ansiedade de separação?). Cães são ativos, animais que precisam de exercícios regulares para terem uma mente saudável.

Se eles não gastarem sua energia através dos passeios diários (mas não vale só uma voltinha no quarteirão!), brincadeiras e outros jogos caninos, eles podem se tornar destruidores devido ao tédio. Alguns dos problemas comportamentais mais comuns são devido à falta de exercício, estimulação mental e socialização, sendo eles: destruição de objetos, cavar buracos, fuçar no lixo, hiperatividade, pular demais, latir e ganir para ganhar atenção.

Ao mesmo tempo, um cão bem exercitado e que brincou bastante é um cão menos ansioso e mais satisfeito mentalmente.

@chalky0528

A seguir, leia cinco benefícios que os exercícios e brincadeiras podem ajudar a saúde mental de seu cão:

Brincar acalma e reduz a ansiedade
Os cães são animais que precisam se movimentar e gastar sua energia. Se estivessem na natureza, essa energia seria gasta na busca por alimento, na caça, para lidar com o ambiente. Nossos cães domésticos não têm mais estes desafios, mas ainda têm uma boa parte dessa energia dentro deles.

Cães que têm oportunidade de brincar e se exercitar normalmente são mais felizes, mais estáveis e calmos. A brincadeira gasta a energia dos cães de forma apropriada. Se nós não iniciarmos algo apropriado para que eles gastem energia, eles o farão por conta própria, mas fazendo algo inaceitável para nós, humanos.

Caminhar mantém o cão engajado com o ambiente em que vive e estimula seu cérebro
Levar o Bóris para caminhar diariamente ajuda a manter sua mente saudável. Primeiro, ela está com você - alguém que ela AMA. Segundo, ela pode fazer coisas de cachorro, como cheirar e explorar o mundo através do seu potente olfato (sim, deixe seu cão cheirar e explorar também!). É isto que ele faria se tivesse nascido selvagem e ainda deseja fazer, mas nem sempre pode. Terceiro, ela precisa sair e ver coisas além do sofá e da cama (e você também precisa sair de frente da TV e do computador/celular). Bônus: ela pode ver e interagir com outros cães! Cães são animais sociais e, se eles não tiverem problemas comportamentais com outros cães (reatividade, medo, agressividade, por exemplo), é saudável que eles cumprimentem, cheirem e interajam com outros cães também amigáveis durante os passeios. Tudo isso mantém a mente de Bóris trabalhando e ativa.

Além disso, os cães também liberam os hormônios da felicidade, assim como nós, quando se exercitam! Caminhar é benéfico para vocês dois.

Os cães precisam de atividades diárias para ter um equilíbrio ótimo da saúde física e emocional, e precisam do dobro de atividades se forem jovens ou cães de raças com mais energia, como retrievers e pastores, por exemplo. É importante que você saiba que seu cão - não importa qual seu tamanho - não obtém a quantidade suficiente de exercícios físico somente andando dentro de casa ou no seu quintal. Ele precisa sair, não só para fazer xixi e voltar.

Brincar também ajuda a aprender
Brincar (e caminhar) com Bóris, além de ser divertido também é educativo. Você pode usar este tempo para reforçar a obediência, como senta e fica, assim como ensinar novos truques e brincadeiras - tudo isso mantém a mente ativa.

Brincar satisfaz os instintos naturais
Brincadeiras como cabo-de-guerra e pegar bolinha não são apenas divertidos, mas são ótimos para satisfazer os instintos naturais de Bóris. Os cães têm uma necessidade natural de agarrar e puxar as coisas com a boca (cabo-de-guerra) e também de perseguir suas presas (pegar bolinha). "Procura" também uma brincadeira interessante que faz Bóris usar seu faro para encontrar o petisco, o brinquedo ou pessoa.

Brincar e se exercitar também estreitam os laços entre vocês
Olhar para seu cão pode criar um laço estreito entre vocês dois, assim como de uma mãe com seu filho. Nós que vivemos com cães já sabemos disso. Então qualquer coisa que encoraje esse laço - neste caso, exercícios e brincadeiras - também fará bem para a saúde mental de Bóris.

Sim, brincar e se exercitar são ótimos para os cães. Só precisamos nos lembrar que quando eles estiverem nos olhando dentro dos olhos, talvez estejam pedindo para você jogar uma bolinha. Faça isso. Bom divertimento!




Receba nossos posts por e-mail:

Delivered by FeedBurner
https://www.facebook.com/seubuldoguefrances/ https://www.instagram.com/seubuldoguefrances/