terça-feira, 6 de setembro de 2016

Como aumentar a imunidade do seu buldogue francês?

Aumentar a imunidade não tem nada a ver com entupir o cão com medicamentos preventivos. Aumentar a imunidade significa investir em estratégias que favorecerão os processos de autocura do organismo. São elas: 

1) Alimentação saudável
Nada aumenta mais a imunidade do cão que uma alimentação balanceada, preparada com comida de verdade, que seja espécie-específica.

Podemos dizer que os genes dos cães esperam por uma dieta carnívora, como a de seus ancestrais lupinos, e funcionam melhor com ela. Ao contrário, uma dieta que divirja dramaticamente da dieta ancestral será provavelmente prejudicial, com o grau de dano sendo proporcional ao grau de divergência. 

Alimentação saudável, para cães, não tem nada a ver com ração industrializada, repleta de grãos e componentes controversos. Para entender um pouco mais sobre alimentação saudável para frenchies, sugiro a leitura destes posts:

@ragga_thefrenchie


2) Atividade física
Assim como no caso da alimentação, os genes dos cães esperam por certos níveis de atividade física - afinal, cães não evoluíram deitados no sofá. Esses genes funcionam melhor quando expostos a condições similares àquelas sob as quais evoluíram. E há uma coisa importante sobre os genes: eles podem ser ligados ou desligados, ou mais tecnicamente falando, eles podem ser “expressos”. 
A atividade física interfere positivamente na manifestação genética de um organismo imunocompetente.


3) Atividade mental e socialização 
Uma pessoa que passa a vida deitada no sofá assistindo TV não exercita seu cérebro. Da mesma forma, um cão que passa a vida dentro de casa, cochilando o tempo inteiro, também não exercita seu cérebro. Tanto para o humano, quanto para o cão, essa é uma condição anti-natural que pode ter sérias consequências comportamentais.

Cães precisam se relacionar com seus pares. Precisam exercitar os sentidos (tato, olfato, audição, paladar). Precisam pensar e se adaptar a novas situações!


4) Utilização de medicamentos estritamente quando necessário
Inclui-se aí: racionalização do uso de vermífugos, de medicamentos anti-pulgas e anti-carrapatos.

Leia mais sobre isso nos posts:


Receba nossos posts por e-mail:

Delivered by FeedBurner
https://www.facebook.com/seubuldoguefrances/ https://www.instagram.com/seubuldoguefrances/