quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Atenção à cor da língua do seu cão!



Você conhece a cor da língua do seu buldogue francês? Se ainda não prestou atenção nesse detalhe, corra lá para conferir!

O frenchie relaxado, que não está em situação de estresse respiratório, apresenta a língua cor de rosa. Mas quando a temperatura do corpo aumenta a níveis críticos, a língua logo dá os primeiros sinais e começa a mudar de cor.

O rosa adquire tons mais escuros e vai mudando progressivamente para o roxo. Isso é um sinal claro de que os tecidos do corpo não estão recebendo oxigênio suficiente e que o corpo pode colapsar.

Por isso, quando estamos passeando com o Bento ou quando está muito quente, prestamos bastante atenção na cor da língua dele. Ao menor sinal de mudança do rosa, molhamos seu corpo com água até que ele pare de ficar ofegante - isso é suficiente para fazer a língua (e a oxigenação) voltar ao normal.

Tão simples, não é mesmo? Saber disso pode evitar o óbito dos buldogues por hipertermia. 

◇ Importante: essas orientações servem para todos os cães, de raça ou SRD. Apenas no caso de sharpeis e de chow chows, cuja língua é naturalmente roxa, as orientações deste post não se aplicam. .






Receba nossos posts por e-mail:

Delivered by FeedBurner
https://www.facebook.com/seubuldoguefrances/ https://www.instagram.com/seubuldoguefrances/