quarta-feira, 16 de agosto de 2017

O melhor passeio de todos!

Texto de Bruna Braccini, bióloga e comportamentalista animal, escrito especialmente para o nosso blog. A Bruna é a profissional que nos orienta nos treinamentos do Bento e oferece consultorias, presencialmente e à distância (online). 

Caso você esteja precisando de orientação de qualidade na educação do seu frenchie, nós indicamos o trabalho dessa comportamentalista positiva sem reservas.


Em dezembro de 2016, quando Bento estava com 11 meses, fizemos o nosso primeiro "passeio na natureza". Desde então, não falhamos nenhum fim de semana! Entrar em contato com a natureza é uma experiência transformadora para eles - e para nós.  ♥

-----------------------------------------------------------------

Serra do Cipó em dezembro/2016


A importância do passeio na natureza

Ar puro, terra, muito verde, água, sombra das árvores, sons de passarinhos, cenário bastante diferente das cidades grandes, certo? Costumamos passear com nossos cães por calçadas estreitas e movimentadas, em meio aos carros, motos, pouco verde e muito barulho. Os passeios diários são importantes, mas, na maioria das vezes, só são possíveis em um cenário totalmente urbano, próximo à residência dos cães e seus tutores, se encaixando em uma rotina corrida. Todo passeio é válido, mas que tal se, uma vez por semana, esse passeio for transferido para um ambiente mais natural?

O contato com a natureza, tanto para cães, quanto para humanos, proporciona inúmeros benefícios: relaxa, diminui a ansiedade, alivia o estresse, melhora o desempenho e o humor, ameniza as chances de desenvolvimento de doenças mentais. Se separarmos um dia da semana, que seja, para um passeio quase terapêutico com nossos cães, estaremos investindo na saúde deles e, de quebra, na nossa também, tendo a oportunidade de iniciar uma nova semana mais leve e com as energias renovadas. Vale a pena!

Pensando nos cães, ainda podemos levar em consideração a grande oportunidade que terão de exercer comportamentos naturais, em seu habitat natural. Há terapia melhor para evitar todos aqueles comportamentos indesejados por nós? Acredito que não! Em contato com a natureza, os cães podem cavar e rolar na terra, correr e latir sem incomodar, farejar livremente cheiros dos mais variados, roer e morder os galhos que desejarem, explorar à vontade, enfim, podem ser cachorros de verdade. A diversão é garantida e a tranquilidade da próxima semana, também.

Claro que, para que possamos desfrutar de passeios tão ricos, é preciso alguns detalhes importantes: o ambiente deve ser seguro e apropriado para o passeio, para ter certeza disso, visite antes de ir com os cães; os cães devem ser socializados com outros cães, outros animais e pessoas, para que seja agradável para todos; os cães devem sempre vir ao serem chamados, por uma questão de segurança, seja um passeio sem guia ou um passeio com guia longa. Além disso, lembre-se de levar bastante água para a hidratação de todos e de recolher as fezes do seu cachorro e todo o lixo que produzir.

Se você acha que não está preparado para proporcionar passeios na natureza ao seu cãozinho e a você mesmo, invista nisso, procure ajuda de um profissional em comportamento de cães, busque orientação. Agora, se você está preparado, mas apenas não tem tempo, está na hora de rever a rotina e encaixar essa terapia na sua semana, de certo, valerá a pena!


Bruna Braccini
Comportamentalista e Bióloga