quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Problemas de comportamento em cães

Você conhece algum animal que viva em seu ambiente natural e que tenha problemas de comportamento? Você conhece algum cachorro de rua, que tenha problemas de comportamento? Você conhece algum cachorro de fazenda, que viva livremente, com problemas de comportamento?

Esses animais que têm vida livre podem eventualmente apresentar comportamentos agressivos dirigidos a quem invade o espaço deles, mas, em hipótese alguma, isso é um problema de comportamento – isso é instinto de proteção.

Mas, o que acontece quando tornamos cativos os animais?
               Cativo = quem perde a sua liberdade

Animais silvestres, que vivem presos, sem a oportunidade de manifestar seu repertório de comportamentos naturais sempre desenvolvem alterações comportamentais decorrentes do estresse.


Animais de circo

Observe que os animais do vídeo acima apresentam comportamentos repetitivos e sem objetivo. Esses comportamentos anômalos são classificados como estereotipias comportamentais e indicam baixos níveis de bem-estar e níveis elevados de estresse mental.

Os nossos cães, com quem dividimos o nosso lar, também, são animais de cativeiro.  Tanto quanto os animais selvagens, eles também apresentam alterações comportamentais decorrentes da baixa qualidade de vida. Essas alterações comportamentais podem se apresentar de formas muito variadas:
               Cativeiro = espaço onde vive indivíduo cativo


     ► Comportamentos estereotipados. Alguns exemplos comuns:
  • latir compulsivamente
  • coçar-se compulsivamente
  • lamber-se compulsivamente
  • caçar o próprio rabo
  • caças moscas imaginárias
  • roer objetos compulsivamente (destruição compulsiva), etc.
     ► Agressividade dirigida a pessoas
     ► Agressividade dirigida a outros animais
     ► Temperamento instável
     ► Comportamento excessivamente ansioso 
     ► Ansiedade por separação
     ► Hiperatividade
     ► Depressão (dormir em excesso), etc.

Mais do que casa, comida e amor, cães precisam ser tratados como cães. Cães precisam ter a oportunidade de se comportarem como cães! Todos os problemas de comportamento que eles apresentam estão relacionados a baixos níveis de bem-estar e elevados níveis de estresse.





→ Seu cãozinho tem problemas de comportamento? Entre em contato conosco e agende uma consultoria comportamental online, podemos ajudar!